12.1.19

Sobre deletar o instagram

[stories antigos]
   

Às vezes eu tenho desses pequenos surtos de querer deletar tudo, mas dessa vez foi um pouco diferente. Percebi que eu estava passando muito tempo vendo vídeos fofos de gatinhos e tutoriais de maquiagens as quais nunca vou fazer. Perdia horas vendo e curtindo a vida de gente que na verdade não me interessa nem um pouco. Eu estava passando em média quase 2h por dia nessa rede social.

Gerenciei o tempo nas Configurações para que o Instagram me avisasse quando eu passasse 40 min dentro do aplicativo, e fiquei surpresa todas as vezes que recebi o aviso! Para mim, tinha passado apenas alguns minutos, porque 40 minutos parece pouco quando você vai rolando o dedinho na tela vendo coisas aleatórias que não te acrescentam em (quase) nada.

É claro que o insta não é de todo o mal — tem muito conteúdo bom, gente legal, perfis interessantes e fotos artísticas, mas para mim o problema é que eu nunca publicava nada, porque não gosto de mostrar nas redes sociais o que estou fazendo. E a minha autoestima não me deixava postar fotos minhas. Em suma, eu estava usando o aplicativo apenas para "espiar" a vida das pessoas e me engraçar com gatos.

Então eu desapeguei. Deletei sem dó. A vida parece mais leve quando a gente se desprende de coisas que não estão mais fazendo bem pra gente. Essa foi a primeira de muitas coisas que ainda pretendo desapegar em 2019. Estou bastante contente com minha decisão e em poder compartilhá-la aqui.

Talvez eu baixe o Instagram de novo quando eu decidir perder o medo e a vergonha de dar as caras. Por ora, pretendo administrar melhor o meu tempo e gastar essas duas horinhas que estava passando na frente do celular para fazer outras coisas, como ler e desenhar. 😊😁

19 comentários:

  1. Achei uma gracinha tu vim compartilhar isso com a gente ♥ Parabéns!!

    (Que fotos bunitinhas *-* Ó essa meia fofa!!)

    A sua relação com o instagram, é a minha com o twitter no momento. Na maioria das vezes que entro lá é apenas pra ver o que o pessoal que sigo está tweetando e retweetando. E como tem muitas coisas engraçadas por lá, acabo gastando muito do meu tempo vendo bobagens. Eu só não excluo a minha conta, porque já fiz isso inúmeras vezes isso de excluir e criar outra. Também adoro o twitter pra fazer novos web amigos, então continuo deixando ele no meu celular, e tentando o máximo não perder muito tempo por lá. Estou tentando entrar no tt apenas para responder mensagens, e não passar horas e horas (que voam rapidamente), vendo coisas que não me são úteis, ou não no momento.
    Dos penúltimos tempos que eu usava muito o instagram, comecei a me sentir em relação a esta rede social o mesmo que tu sentiu. Eu adorava passar horas e horas vendo coisas úteis, ou inúteis do pessoal (em vez de fazer algo realmente útil, que me dará frutos). Porém sentia-me mal pelos mesmos motivos que os teus. Mas desinstalei e foi também uma libertação. Agora eu voltei a usá-lo novamente. E até que não estou tão vidrada e curiosa pelo o que anda rolando por lá. Apenas entro de vez em quando, pra ver fotinhas legais das pessoas. - Quando realmente não tenho muito o que fazer.
    Redes sociais acabam mesmo tirando nosso precioso tempo que tinha que ser usado com outras coisas bem mais úteis. Por isso um dos meus objetivos nesse ano, é passar menos tempo nas redes, e viver mais o que de bom me espera na vida fora da internet.
    Eu adorei sua lista de metas desse ano. Fiz a minha também :) . Em breve compartilharei. Fiz algumas das tuas metas as minhas. Eu estava muito desesperançosa quanto a esse negócio de metas, mas tu vem me inspirando um monte, Isa. Obrigada ^-^.

    O ano mal começou e já estou felizmente ansiosa pelas 52 postagens tuas que possivelmente verei aqui.

    (Me interessei pelo o livro ali ao lado. O coloquei na minha lista mental de próximos a ler)

    Que tu possa conseguir concluir muito de seus objetivos amore ♡
    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz com o seu comentário! Estou ansiosa para ver a sua lista! Esse livro eu ganhei de presente do namorado, pois ele disse que essa leitura poderia me ajudar de alguma forma. Eu ainda não terminei, mas estou gostando. Não é o tipo de leitura que eu aprecie (afinal, nunca havia lido nada sobre psicologia antes), mas está sendo realmente bom para mim.

      Excluir
  2. ooi, isa! tudo bem?
    eu também costumo passar muito tempo nas redes sociais, se eu não entro parece que eu tô perdendo alguma coisa, mas tem vezes que eu fico dias sem entrar e nem percebo. alguns dias atrás eu parei de seguir algumas pessoas que não me acrescentava em nada e senti uma grande diferença quando entrava no aplicativo, principalmente depois que eu comecei a seguir mais perfis de estudos, isso me deu um grande empurrão em 2018 e consegui passar de ano sem muito sufoco. sobre a questão do tempo gasto nisso, também é algo que eu preciso dar um jeito.

    nessa era tecnológica que a gente vive, ter excluido o seu instagram foi uma decisão corajosa. parabéns!! fico feliz que a decisão tenha te feito bem ♡

    ResponderExcluir
  3. Que legal você compartilhar isso com a gente. Realmente, o instagram é um vortex que acaba com o tempo da gente. Eu ainda curto muito, porque fico procurando inspirações de fotografia ou fotos de bichos haha' Além de que acompanho muitos artistas e bandas que curto por lá. Também acabo não postando muito minha cara por lá, vez ou outra posto um historie... Mas acho que meu tempo fica mais concentrado no youtube, quando me perco nums canais de rpg ou ciência.

    Sua atitude me fez pensar um pouco... Super inspiradora pra conseguir desapegar de coisas que apenas acabam com nosso tempo que poderia ser melhor aproveitado.

    Até <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa!
    aaaaaaa eu me apaixonei pelo isqueiro de bolinhas!
    Me identifiquei muito com cada parte do teu relato, também tenho perdido muito tempo nessa rede social e as vezes simplesmente me dá vontade de deletar tudo do meu celular igual eu fiz com o facebook pelo mesmo motivo. Acabou que hoje em dia eu me acostumei a estar sem ele e não consigo me sentir mais confortável lá.
    A única coisa que ainda me segura no instagram é o fato de eu estar tentando manter um projeto fotográfico ai acabo ficando nessa de tentar me vigiar e aplicar estratégias para usar o mínimo possível.
    Fico realmente feliz por você ter tomado essa decisão pra esse ano e espero, de coração, que você consiga cumprir todas as coisinhas que você se propôs.

    Um abraço ♥

    ResponderExcluir
  5. percebo que faço muito disso em quase todas as redes sociais, no instagram eu realmente vou muito apenas para perder tempo. algumas vezes me inspira ou me ajuda a desenhar mas na maior parte apenas me distrai e suga todo meu animo para coisas realmente divertidas. que bom que acabou com esse mal, com certeza terá um proveito melhor quando se sentir a vontade em compartilhar suas fotos. as vezes eu apenas deixo o celular em casa por não ter bolsos para guarda-lo, e nem sinto falta de nada nele, só fico chateada quando meus amigos veem que estou sozinha e eles também e continuam rolando a tela como se interagir virtualmente fosse melhor que falar ao vivo. isso me deixa triste. acho que estou escrevendo tudo atropelado, mas vou deixar assim mesmo pois é como estou me sentindo. monkey eats bananas me lembrou princess chelsea, tem algo a ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém pegou a referência! Tudinho a ver, hahaha <3

      Excluir
  6. olá isadora, como vai?
    com certeza esse é um grande passo que duvido que faria, entretando, assim como você fazia, eu costumo passar muito tempo no insta vendo clipes de maquiagem e de receitinhas. a gente acaba passando horas lá e não percebe, deve ter sido maravilhoso se desprender disso! e o melhor, poder dedicar esse tempo que outras coisas que você gosta. parabéns pelo passo e um 2019 incrível pra ti.

    beijocas.
    colored cotton

    ResponderExcluir
  7. Oiii Isa! Entre amigas comentei que 2019 sera o ano do equilibrio, onde o que e excesso sera retirado para dar espaco ao que e realmente essencial. Parabens por essa sabia decisao! Eu limitei meu uso do Instagram aos fins de semana e tenho colhido muitos bons frutos dessa decisao. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Desapegar do que não faz sentido

    ResponderExcluir
  9. Eu também tenho um grande problema com uso abusivo de redes sociais,elas consomem e muito o meu tempo tanto é que quero diminuir drasticamente o tempo online. Viver um tempo de exílio delas seriam bem agradáveis,até porque eu teria muito mais tempo para mim.

    Foi a maior verdade que li até então,o instagram seve para bisbilhotar o que o outro está fazendo e as demais coisas. O meu tempo de consumo no mesmo não é tão grande,até porque não sou muito apegado a esta rede social (por enquanto). No meu instagram não tem nenhuma foto minha,me acho tão feio aos olhos da sociedade que eu mesmo já aceitei este meu jeito horrendo de ser.

    Que saudade de poder vir aqui e comentar. Gratidão por ter conhecido você nesta página de internet! Espero que você continue sempre ativa como está sendo pois é tão agradável ler o que você escreve.

    https://s-ueterazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. meeeeu acabei de cair de para quedas no seu blog e amei mt!

    sobre instagram, caracas, estava falando agr pouco sobre o efeito q ele (e os algoritmos) tem em nós, e é bem difícil se manter usando as redes de um jeito que nós faça bem. Sempre tenho crises de sumiço, agr n é um desses momentos mas o feeling de "q saco desse mundo de mentiras" sempre se mantém.

    Espero q tu continue se descobrindo mais ♥ Vlw, e tô feliz por ter te achado nesse mundão


    { florestalis.com }

    ResponderExcluir
  11. Eu também penso em deletar o meu insta, eu posto fotos frequentemente porém sempre fico vendo as fotos de outras meninas e me sentimento uma completa bosta horrível KKKKKK Meu parece que quando a gente entra naqueles videos de maquiagens perdemos a noção do tempo né, deus me livre.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  12. oi, isa! te entendo demais
    tenho controlado meu tempo no insta desde que notei que até mesmo minha bolha, cheia de coisas inspiradoras e pessoas legais, tava me deixando ansiosa. tem dia que desinstalo o app e só retorno no dia seguinte. espero que te faça bem esse tempinho off! :)

    ResponderExcluir
  13. As fotinhas dos stories, que fofas!!!
    Acho que tem uma hora que todos nós nos sentimentos sufocados pelas redes sociais. Fiz a mesma coisa que ti, desativei meu instagram porque só me sentia ansiosa, com a impressão que não era boa o suficiente, não estava fazendo nada incrível pro mundo, e quando compartilhava algo lá ficava muito insegura! Com o twitter, eu bloqueei todo mundo que não me sentia confortável sabendo que liam meus tweets. O facebook desativei também. Com isso, percebi que pego o celular na mão pra nada! Pego, lembro que exclui essas redes e largo de novo, voltando pros meus livros. É libertador. Parece que temos tanto tempo livre agora

    ResponderExcluir
  14. O insta é tão inspirador ne, mas tem essa parte chata que vc passa horas dedicando/ curtindo fotos das pessoas e elas não se interessam pelo seu conteudo e postagens, meio que deprime! Espero que vc volte um dia por lá!

    ResponderExcluir
  15. Atitude honrável. Passamos tempo demais vivendo a vida dos outros e não a nossa.

    ResponderExcluir
  16. Insta é lindo, mas se estamos usando qualquer app que seja para um malefício, então esse não adianta de nada. Parabéns por excluir e das próximas show your face, please haha!!!

    teckafanfics22.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie Isa! Obrigada por compartilhar esse post comigo no comentário que fez no meu post! Nossa, eu acho que cada vez mais as pessoas estão criando uma consciência sobre o uso das redes sociais. Por mais que seja super difícil (ou meio impossível) abrir mão, estamos pelo menos nos questionando e falando sobre como isso ta atrapalhando nossa vida. Como vc disse, o instagram tem suas vantagens, seu lado bonito, tras muita inspiração. Mas parece que a cada dia que passa as desvantagens estão ganhando né? É uma reflexão eterna que isso me tras. Mas é muito bom ver mais pessoas falando sobre, cada uma com seu ponto de vista. Um beijo!

    ResponderExcluir