14.2.18

eu criei um meme

(diamantes são os melhores amigos de uma garota)

Há alguns dias atrás vi essa imagem da Marilyn no instagram, então me veio a ideia na cabeça de fazer essa montagem e consequentemente uma postagem fazendo uma pequena e sucinta comparação entre os anos 50/60 hollywoodiano e os anos 60 parisiense a partir de algumas concepções minhas.

Os filmes da imagem são "Os Homens Preferem as Loiras", de 1953 e "Uma Mulher É uma Mulher", de 1961. Títulos bastante sugestivos, não? Enquanto em um a ideia é de que um marido rico é uma das únicas maneiras de uma mulher poder ter sucesso economicamente (x) o outro se trata, basicamente, de liberdade feminina.

Enquanto Marilyn e outras musas estado-unidenses usavam luvas, vestidos luxuosos e pérolas, na Europa as francesas estavam aderindo à minissaia e ao jeans. É claro que um conhecimento básico sobre história geral faz perceber que a ascensão dos Estados Unidos pós segunda guerra mundial e a decadência europeia é o principal motivo para toda essa divergência: os EUA ricos, a França pobre.

Não estou criticando a Marilyn em si, mesmo porque sou uma grande admiradora da atriz, mas a imagem cênica que ela representava.

Não sei ao certo se os homens preferem as loiras ou se diamantes são os melhores amigo das garotas, mas sei que prefiro livros a pedras preciosas.

11 comentários:

  1. Estamos juntas nessa, Isa! Livros, sempre!

    A propósito, genial seu meme <3

    ResponderExcluir
  2. adorei a reflexao e sua colocação. Também prefiro livros com certeza, é tão interessante como os tempos mudam kkk ^^

    ResponderExcluir
  3. com certeza um dos memes mais inteligentes que já vi ☆ gostei da comparação, de ver como as mulheres eram vistas em lugares com culturas diferentes e em menos de 10 anos de diferença. É bem chocante!

    ResponderExcluir
  4. Amo Marilyn e amo Anna Karina igualmente. Adoro ver como as coisas podem mudar de lugar para lugar, de tempo para tempo. Acho que ambas fizeram seu papel empoderador de formas diferentes e as adoro como atrizes, mas... Livros, sempre! (Talvez eu até escolhesse as pedras preciosas, mas seria só para vendê-las e comprar meus livros. No fim das contas, dá no mesmo).

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acredito que você gosta muito de filmes alternativos/indie/antigos e etc... Sou apaixonado por filmes de baixo orçamento (talvez não tenha nada a ver mas queria compartilhar e conhecer um pouco mais de você). Conhecer a Marilyn é gratificante,porém a comparação é bem sucinta e intuitiva,poderia surgir um debate saudável sobre isso..
    É interessante ver como as mulheres eram vistas em territórios diferentes,com um certo tempo de diferença.. Quem não ama livros não é mesmo? Preferência sempre!

    uma figueira

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente: saudades daqui Isa <3
    Segundo: ótima critica e ótima relação, apenas isso que digo. Queria muito que que Marilyn tivesse vivido a partir dos anos 90, acho que ela seria uma ótima representando do poder feminino (mais do que já foi/é).

    ResponderExcluir
  7. Olá ^^
    Eu gosto muito dos filmes de Hollywood dos anos 50, apesar ter visto só um, eu baixei alguns filmes da época no meu computador pra ver depois.
    Nunca vi um filme da Marylin, mas eu já vi um documentário do YouTube em que ela era um personagem, que nem o Silvio Santos hoje, caricaturas que fazem sucesso.
    E de verdade? Eu adoraria ser amiga de uma Tiffany (marca de diamantes e outras joias).
    ~~ margineus

    ResponderExcluir
  8. Que comparação boa estre essas duas décadas!
    E eu também prefiro livros!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  9. Uma das coisas que adoro é memes. E adorei o seu ao fazer essa comparação ♡
    Deve ser legal ter diamantes (?). Mas livros? livros é vida!

    ResponderExcluir
  10. Coisa parecida foi nos anos 20, enquanto nos Estados Unidos a moda em alta era das flapper girls com todo o luxo que se pode imaginar, na Europa o que era popular entre as mulheres era o estilo das garçonnes.Particularmente gosto tanto de joias como de livros, acho que não há nada demais em querer coisas bonitas.Não gosto muito das atuações da Marilyn...acho ela bem fraquinha no quesito dramático, mas ela era linda e muito simpática, tinha um ''it'' que fazia cativar a todos.

    ResponderExcluir
  11. Não entendo nada de cinema, mas a imagem que eu vejo sendo passada da menina que gosta de ler é quase sempre a da garota com roupas confortáveis, pouco vaidosa e que não socializa muito. Um estereótipo um pouco irritante, na minha opinião. É como se ser bonita e gostar de ler não pudessem existir na mesma frase ou garota. Talvez seja um pouco do medo que uma mulher com conhecimento causa na nossa sociedade. Mas enfim, pensamentos meus... coisas nas quais seu texto me fez pensar.

    ResponderExcluir