30.12.21

A Jornada do Eu

O Planner que eu escolhi para o ano que vem, como eu já havia dito nessa postagem aqui, foi o Jornada do Eu da Studio Luze. Eu comprei ele na pré-venda e a capa que eu escolhi foi a Supernova. Veio um cristal de Ágata de Fogo junto e um livrinho com questões sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal para preencher e planejar. Absolutamente tudo nesse Planner é magnífico, e eu sinto que vou fazer um bom proveito dele em 2022  ♥

Eu me despedi do antigo planner para começar a usá-lo e também respondi o questionário Reconectar-se para terminar 2021 sem deixar passar em branco o meu trajeto ao longo do ano.

E com essa postagem eu me despeço desse ano. Adeus 2021!

Espero que todos nós tenhamos um ótimo ano novo.

Feliz 2022! 

24.12.21

Resumo de Dezembro


( 1 ). Estou pensando seriamente sobre o veganismo (mais uma vez). Toda a história das Búfalas de Brotas trouxe à tona as minhas reflexões sobre o consumo animal, assim como reler as publicações antigas aqui no blog sobre o tema, elas me fizeram pensar muito na minha jornada.

( 2 ). Esse ano de 2022 foi o ano com mais postagens no blog desde 2016, foram ao todo 25 postagens e eu estou muito feliz com isso! Foi muito bom poder trazer mais conteúdo para cá ♥

( 3 ). O Planner que eu comprei para o ano que vem já chegou, o Jornada do Eu da Studio Luze. Ele é maravilhoso e eu estou muito animada para começar a escrever nele! Pensando em fazer uma postagem aqui no blog ou vídeo mostrando os detalhes dele para vocês.

( 4 ). Estive em viagem do dia 9 de dezembro ao dia 23; fui para a minha cidade natal visitar meu pai, meus avós e toda a minha família que não via há quase dois anos.

( 5 ). Para o dia 25, eu e a minha família decidimos fazer um amigo secreto de Natal, e mal vejo a hora de trocarmos presentes! Fui eu quem organizei o sorteio e estou muito animada porque não faço um amigo secreto há anos e eu realmente gosto dessa tradição!

( 6 ). No mais, desejo um feliz natal para todos! Não deixem de (re)ler a zine Poemas Especiais de Natal que ilustrei em parceria com a Larissa no natal de 2019.

3.12.21

Contos de descômodo

Foi uma emoção ter em mãos o livro Contos de Descômodo da minha amiga escritora Larissa. Essa é uma publicação muito esperada por mim, que sempre imaginava ter um livro de autoria dela na minha estante  Essa coletânea de contos fantásticos foi maravilhosamente escrita. Ambientado no interior mineiro, o livro é cheio de histórias e personagens misteriosas que te envolvem na leitura do começo ao fim. A capa é linda, e as fotografias em preto e branco mostram os mais belos cenários do campo. Aproveita que o livro está com promoção de 10% de desconto até o dia 05/12, com frete grátis e um mimo de Natal muito lindo feito pela Lari!

A Larissa também escreve uma Newsletter mensal, onde ela publica zines, contos e um resumo do mês do conteúdo do seu blog. Inscreva-se na Newsletter dela para receber todo mês na sua caixa de entrada um e-mail recheado de conteúdo artístico-literário feito com muito carinho. Nesse mês de Novembro, fechamos uma parceria e eu ilustrei a zine Olhares de dentro de casa. O resultado ficou maravilhoso. Foi uma honra fazer uma collab junto com a Lari! 

Clique na imagem abaixo para ler a zine.

25.11.21

Must be the Season of the Witch


Eu raramente desenho eu mesma, mas ontem calhou de eu querer desenhar e usei minha própria foto como inspiração e referência (aqui). Eu gostei muito do resultado final e da minha versão bruxinha e vim compartilhar com vocês esse desenho. Aliás, faz muito tempo que eu não posto desenhos meus aqui no blog! Deixo aqui a música Season of the Witch na versão da Lana.


Tenham um ótimo final de semana! ♥

23.11.21

Zine Poemas I

Estava navegando pelas postagens antigas do blog quando me deparei com três poemas escritos por mim há muito tempo, em meados de 2014 e no ano de 2016: i'm the bee on sunflower, amado vincent e asteroide b612. Resolvi juntá-los em uma revista digital para que fiquem armazenados com carinho na internet. É a primeira vez que faço uma zine ou algo do tipo. Estou orgulhosa por ter conseguido mexer no PowerPoint, já que eu não usava essa ferramenta desde o ensino médio para fazer trabalho que valia nota. Clique aqui ou na imagem abaixo para ler.

Espero que gostem ♥

1.11.21

Planners para 2022

Ano passado a minha irmã chegou no meu quarto e disse "Isadora, tenho que te mostrar o planner que eu comprei, você vai amar e querer um também!". Só que eu sempre fui de fazer Bullet Journal, que é praticamente um planner. É um caderno de planejamento diário e organização de metas, só que muito mais personalizável. O problema do bullet journal é que eu não sou era muito disciplinada e sempre me esquecia de continuar fazendo. O tal planner era o Life Planner da Criare, que cheguei a comentar em uma postagem aqui do blog.

Resultado: Eu amei e estou amando usar um Planner! Nunca pensei que eu fosse me adaptar tanto. É maravilhosa a forma como estou conseguindo me manter uma pessoa bastante organizada; até as coisas mais simples eu anoto nele para não esquecer. Além disso, há outras páginas extras: controle financeiro (usei muito), monitoramento de hábitos, roda da vida, consultas, etc... que me ajudaram MUITO a ter um pouco mais de controle e noção do que eu estou fazendo da minha vida (hehe).

Eu ainda não sei como passei tanto tempo da minha vida sem conhecer essa ferramenta! E é exatamente por esse motivo que decidi fazer essa postagem e compartilhar um pouco dessa descoberta com vocês. Posso afirmar que um planner é um investimento.

Em Setembro, as lojas já começam a lançar os Planners do ano seguinte — já que algumas delas trabalham com produtos personalizados, que levam algumas dezenas de dias para serem produzidos. Confesso que eu e a minha irmã ficamos bastante tempo procurando e analisando sobre planners e qual escolheríamos para 2022, já que não queríamos comprar o mesmo de novo. Fiz um top 5 dos planners mais completos e que a gente mais gostou!

27.10.21

Conselhos do Tarot


O Halloween está se aproximando e hoje vim trazer uma postagem um pouquinho diferente, mas que traz esse clima bruxesco desse mês de Outubro! Comecei a estudar Tarot há três meses, e desde então estou cada vez mais fascinada por esta arte. É incrível como todo esse processo de estudar e praticar o Tarot está me permitindo refletir sobre as coisas da vida e me ajudando em todo o meu processo de autoconhecimento. O Tarot é uma ferramenta magnífica.

Tirei três cartas como conselhos para vocês e coloquei um cristal em cima de cada uma delas - essa ideia é inspirada em alguns tarólogos no instagram que fazem esse tipo de tiragem de cartas para seus seguidores, então decidi trazer esse entretenimento aqui para o blog, para poder ajudar ou inspirar vocês de alguma forma. Se você chegou até aqui, não foi por acaso.
 Olhe bem para as cartas e escolha a que você sente que está precisando no momentoClique em "continuar lendo" e aceite com sabedoria o conselho do Tarot para você 

18.10.21

Tag: Desenhoween

Outubro é o mês do Halloween, e a proposta mensal do Projeto Together consiste em criar uma tag de halloween que possa ser respondida. Inspirada pela tag Meme Escrito, que propagou pela blogosfera alguns anos atrás, decidi criar uma tag parecida, mas que exige um pouco mais de criatividade! Se você acha que não tem muita habilidade artística para desenhar, o que está em jogo é a intenção, o importante é fazer do seu jeito Vale fazer colagem, edição, ou o que preferir. A principal regra é usar a sua criatividade.

1. Escreva HALLOWEEN em letra cursiva

2. Desenhe seu(s) item(ns) favorito(s) de Bruxe ou de Halloween!

3. Hora de esculpir sua abóbora! Faça um Jack O' Lantern!

4. Escolha um desses pets para ser seu e desenhe: sapo, coruja, gato preto, morcego e aranha (ou outro de sua preferência, mas que tenha a temática de Halloween)

5. Indique essa tag para alguém

6. Por fim, escreva ABRACADABRA em letra cursiva

Minhas respostas:

1. Escreva HALLOWEEN em letra cursiva

2. Desenhe seus itens favoritos de bruxe!
(Chapéu, bola de cristal, caldeirão e cartas de Tarot)



3. Hora de esculpir sua abóbora! Faça um Jack O' Lantern!


4. Escolha um desses pets para ser seu e desenhe: sapo, coruja, gato preto, morcego e aranha


5. Indique essa tag para alguém

Eu indico todxs os blogueires do Projeto Together, Moh, Artemys, PaMu, nat, Neko, Mitti, Marina, Carol, Rukia e Shana. Também indico a Gabi, Arantxa, Lena, Clara, Giovanna, Emi, Gaby e quem mais quiser participar 

6. Por fim, escreva ABRACADABRA em letra cursiva

5.10.21

Minha experiência com a Sallve

Em meados de Setembro, alguns dos meus produtos de cuidados com a pele já estavam acabando, então eu decidi investir em produtos e marcas diferentes e possivelmente melhores. Assim como comecei usando o hidratante da Panvel e depois migrei para o hidratante da Rizzo, que inclusive é meu produto favorito de todos :)

Eu escolhi 4 produtos da Sallve, porque eu sempre namorei essa marca. Gosto muito da estética e da identidade visual dela, do marketing e da política de inclusão social! 3 desses produtos que comprei foram para substituir produtos que já tinham acabado: o Limpador facial para substituir o Gel de Limpeza, Esfoliante enzimático e o Leite micelar. Além disso, comprei também o Sérum uniformizador, porque nunca usei nenhum tipo de sérum e queria experimentar. Logo abaixo faço uma comparação de antes e depois dos meus produtos.

Espuma de chá verde / Gel de Limpeza / Esfoliante facial / Hidratante / Água micelar (tônico) / Protetor solar
+ Sérum uniformizador

As embalagens da Sallve são extremamente lindas! Eu gostei bastante do esfoliante, ele é ótimo e a consistência é bem diferente de qualquer outro que já testei antes. O sérum é razoável. Ainda não percebi nenhuma diferença notável, mesmo porque tem pouco tempo de uso. O limpador facial é bom, mas não gostei nem um pouco do cheiro! Eu imaginava que os produtos teriam cheiro docinho por conta das embalagens em tons pastel que dão essa impressão, mas esse limpador tem um cheiro esquisito. Por último, infelizmente o leite micelar provocou ardência na minha pele, então abandonei logo nos primeiros usos.

Devo confessar que não tive uma boa primeira impressão quando experimentei todos os produtos, mas contatei a equipe de suporte da Sallve para falar sobre o ocorrido com o leite micelar e o que ele provocou na minha pele e a minha insatisfação com o limpador facial. Eles foram bastante atenciosos comigo e o problema já está resolvido! :) O pós-compra foi ótimo e muito eficiente! Posso afirmar que é uma marca que se preocupa bastante com o bem estar e satisfação dos clientes quanto à qualidade e eficácia de seus produtos. Ganharam meu 

Eu estava com receio de estar sendo exigente demais, porque as pessoas falam muito bem dos produtos da Sallve e as avaliações do site são realmente muito positivas, mas não posso deixar de comentar que os preços são bem salgadinhos pela quantidade de produto que vem, então posso dizer que as minhas expectativas estavam altas demais e que não foram completamente atendidas. Infelizmente não deu certo para mim e para a minha pele, e isso é normal. Não deixo de gostar da marca, ela é bem linda, a equipe me me atendeu super bem, foi muito eficiente e há bastante gente que gosta, usa e recomenda; eu respeito bastante isso :)

24.9.21

Feliz Primavera!


Eu já me sinto mais alegre e esperançosa. Os dias de frio estão cada vez mais escassos, as flores silvestres já começam a dar alegria aos campos e os passarinhos amanhecem cantando as suas mais belas canções. Tudo é mais bonito na Primavera! No dia 22, passeei de tarde pelo meu bairro coletando algumas flores para decorar a mesa do chá da tarde de Ostara.

Desejo que a chegada dessa estação faça florescer as coisas boas em nós, que esse ciclo alegre que se inicia na natureza seja um espelho de nós mesmos. Os dias difíceis hão de ir embora, para que os dias melhores cheguem. Assim como o Inverno se vai para dar lugar à Primavera.

Tenham todes uma ótima nova estação!

(A Deusa da Primavera, 1934)

P.S: Já viram o livro que a nossa colega de blog está lançando? Isso mesmo! A Lari do As moscas na janela está lançando um livro de contos pela Editora Coverge. A Larissa é uma excelente escritora e Contos de descômodo reúne textos autorais de 2014 a 2020. O livro já está na pré-venda, com mimos lindos produzidos por ela mesma e com um valor bastante acessível pela qualidade e conteúdo. Já adquiri o meu, e estou ansiosa para tê-lo em mãos 

20.9.21

Trocando cartas

(Clique na foto para ver maior)

Olá! Estou muito feliz em escrever e publicar essa postagem, pois venho comentar que estou realizando a vontade que tive durante a pandemia de encontrar correspondentes para trocar cartas. Eu estou me correspondendo com duas pessoas no momento, e uma delas é a Gabi É muito bacana poder transformar laços virtuais aqui do blog em laços reais, ainda que por meio das cartinhas. Tive a mesma sensação quando comprei anos atrás um bordado lindo de abelhinha feito pela Lari, que veio com uma cartinha de agradecimento e marcadores de páginas também feitos à mão por ela. Foi uma sensação de coração quentinho ter em minhas mãos algo feito com tanto carinho por alguém especial que conheci aqui na blogosfera!

Para quem quiser trocar histórias, vou continuar dando andamento a esse projeto. E se por algum acaso escrever à mão não for uma de suas habilidades favoritas, eu aceito trocar desenhos, postais, colagens, fotos, adesivos e quaisquer outros mimos que possam ser enviados dentro de um envelope pelos Correios. Entretanto, é necessário salientar que essa troca precisa ser responsável, pois vai exigir tempo, custo (envio, envelope, papel, outros), esforço, etc. No fim das contas, vale muito a pena pela experiência! Atualmente o ENVIO de carta simples está custando R$2,10. Se você tiver interesse, preencha esse formulário 

E para deixar a troca de cartas uma experiência ainda mais mágica, comprei papéis de carta novinhos da Loja da Rara. (Na foto). Eu escolhi 4 estampas e cada uma delas veio com 2 tipos diferentes de folhas (um mais simples e o outro com as bordas decoradas) e ainda ganhei de brinde um envelope lindíssimo de cada modelo! Estou encantada! Os papéis são produção própria da loja e a dona me atendeu super bem, foi bastante prestativa e atenciosa. Tudo é feito com muito amor e cuidado por lá - eu recomendo muito! (@lojadarara★★★★★

Atualização: Vou aceitar apenas 5 inscrições, para que eu não fique sobrecarregada de cartinhas para escrever/responder. Assim que atingir esse número, encerrarei o formulário.

Vagas restantes: 0 - formulário encerrado!

11.9.21

Manhãs melhores

A Lua e o Sol no mesmo instante, em um dia que fui ver o nascer do sol.

Sempre me considerei uma pessoa matutina. É a parte do dia em que me sinto mais inspirada e motivada para fazer as coisas. Como eu sempre estudei no período da tarde, tanto no colégio quanto na faculdade, as manhãs sempre foram para mim o meu momento de aproveitar, refletir e produzir — tanto de estudar quanto desenvolver algum hobbie. Durante esses quase dois anos sem sair muito de casa, e sem muito ensejo para seguir uma rotina sólida, desajustei meu horário de sono várias vezes (comentei sobre o primeiro deles em uma postagem aqui do blog), mas sempre vinha o pensamento "preciso voltar a acordar cedo!". Pensando nisso, fiz uma lista de como as minhas manhãs podem se tornar melhores:

  • Quando abro a janela e percebo que o sol está nascendo
  • Medito sentindo o aroma e a sensação da aurora
  • Faço uma caminhada para ter mais disposição ao longo do dia
  • Tomo um banho bem relaxante e revigorante para começar bem o dia
  • Bebo uma bela xícara de chá (preto, capim-limão, erva-doce...)
  • Faço um café da manhã especial - é minha refeição favorita do dia.

Tudo isso sem mexer no celular e estar completamente desligada de qualquer tipo de tecnologia. Eu acho que me faz muito bem tirar um tempo para curtir minha própria companhia, respeitar o meu tempo de despertar e fazer reflexões substanciais.

31.8.21

7 anos de blog!

Hoje é o 7° aniversário do blog! Nem acredito que faz todo esse tempo que escrevo aqui no meu cantinho. Confesso que já pensei em desistir, em abandonar, em excluir... Felizmente hoje em dia sigo firme e forte na blogosfera! Esse espaço da internet é uma das coisas mais preciosas que tenho! Sou grata por todo o conhecimento que adquiri ao longo desses anos, por todas as amizades que fiz e pela sua visita tão querida.

Para comemorar e relembrar a primeira postagem do blog, que foi sobre a pintura Almond Blossoms (Amendoeira em Flor) do van Gogh, fiz uma releitura em aquarela com as tintas novas. Essa foi minha segunda pintura de paisagem, ainda estou treinando. Espero que gostem, e espero continuar por muitos outros anos a compartilhar minhas coisas aqui

29.8.21

Como fazer Skincare fácil

Hoje eu vim compartilhar minha rotina de skincare, que faz parte do tema do mês do Projeto Together e que infelizmente não é publi. Ao contrário do que muitos pensam, fazer skincare não se trata de ter vários produtos chiques e caros ou usar múltiplas coisas diferentes no rosto todos os dias. Deixar o rosto sempre bem limpinho (1), hidratado (2) e protegido (3) é o principal para ter uma pele mais bonita e saudável. Depois que eu entendi isso, minha pele se encontra na sua melhor fase e os cuidados com a pele é algo muito simples pra mim. Minha proposta é mostrar para vocês o quão simples e acessível a skincare possa ser.

1. Para deixar o rosto limpinho, eu uso gel de limpeza e espuma facial — ambos da Panvel. Eu particularmente gosto mais da espuma, sobretudo a de chá verde, porque ela dá uma sensação muito gostosa e um certo alívio na pele. Mas você pode usar um sabonete facial de sua preferência, eu já usei muito Asepxia quando minha pele era mais oleosa!

Depois do rosto devidamente ensaboado, é importante passar água micelar para remover de fato todo o sabão e impurezas que ainda ficaram dentro dos poros. Para passar, eu uso um pad de crochê que eu mesma fiz. Eu também uso esfoliante de vez em quando. Eu costumava usar uma vez por semana, mas hoje em dia uso apenas quando sinto necessidade!

2. Algumas pessoas pensam que hidratante pode deixar a pela ainda mais oleosa e espinhenta, mas ocorre exatamente o contrário! Eu pensava assim! Mas uma pele hidratada não sente necessidade de produzir a sua oleosidade natural exageradamente. E a pele fica macia, aveludada e com aquela sensação de alívio e bem-estar. É minha parte favorita da Skincare! Eu uso o hidratante facial da Rizzo — que tem um ótimo custo benefício, deixa a pele bem sequinha e com um aspecto aveludado muito gostoso. Eu também uso a água micelar deles, que vem de brinde na compra do hidratante. Depois do hidratante e à noite, eu costumo usar um gel roll on nas minhas olheiras.

3. Para proteger a pele, é preciso usar protetor solar! Eu uso o da Vichy, porque é o único que não me dá alergia e a minha pele se adapta muito bem a ele.

É isso, para fazer uma boa skincare você vai precisar apenas de: sabonete facial, esfoliante (opcional), água micelar, hidratante e protetor solar! É muito simples e eficiente.

Nota: Tome muito cuidado com alergias. Se o produto arder, dar sensação de queimação, coçar ou deixar a pele vermelha, abandone na hora e enxague o seu rosto com água abundante! É para você sentir uma sensação de limpeza, alívio e bem-estar, se ele te incomodar de alguma forma abandone o produto e procure um outro ideal para a sua pele.

Vocês também tem rotina de skincare? Espero ter ajudado de alguma forma :)

13.8.21

Materiais novos de arte ♥

Esse mês voltei a nadar, eu havia começado a fazer natação em Setembro de 2019 e durou apenas alguns meses antes da quarentena começar. De qualquer forma, eu estava realmente gostando de nadar naquela época e durante todo esse tempo de pandemia eu senti falta dessa atividade tão querida por mim. Estou bastante contente por ter retornado, a sensação de nadar em uma piscina de 25 metros foi ainda melhor do que a da minha memória.

Depois da primeira aula de natação, eu e minha mãe passamos em uma papelaria que fica perto da academia. Como se já não bastasse a minha alegria por ter acabado de sair de uma aula maravilhosa, minha mãe quis comprar materiais novos de arte para mim. Ela me ouviu reclamar na semana passada sobre as minhas aquarelas estarem velhinhas e com quase todos os tubinhos vazios. Acabei por ganhar um kit de aquarela Pentel de 24 cores (o que eu tinha era apenas 12 cores!), um bloco XL Canson que era meu sonho de consumo e um godê bem grande. O tempo todo eu estava "você tem certeza, mãe?" e ela nem hesitou. Fiquei muito feliz com ambos os acontecimentos, foi um dia bastante especial e eu decidi vir aqui compartilhar um pouquinho desse momento alegre da minha vida com vocês :)

3.7.21

Quartzo Rosa

Depois da coleção de ametistas, venho compartilhar aqui com vocês a minha coleção de quarzo rosa, que também consiste em 4 pedras. Eu acho a cor desse cristal uma das mais belas e também é um dos meus cristais favoritos. Tem relação com a feminilidade e o amor (seja ele romântico ou amor próprio). Ele transforma energias negativas em vibrações de amor, fortalece a empatia e a sensibilidade e ajuda na liberação de mágoas e emoções não-expressas(A Bíblia dos Cristais, Judy Hall, 2008). É também a pedra do signo de Touro!

Eu acredito muito na energia que os cristais transmitem para nós e gosto sempre de estar com um desses perto de mim, ainda mais nos dias em que estou com a autoestima baixa.

O primeiro da foto é um colar difusor pessoal e eu costumava usar bastante (ele tem um buraquinho para colocar óleo essencial dentro para fins de aromaterapia). A pedrinha pequena com a cor bem vívida eu paguei R$4, é a minha favorita. A mais escura era da minha mãe e a cor dela se modificou um pouco devido à exposição solar e à terra, já que ficava dentro de um vasinho de plantas. A maior eu paguei R$10 e é a que tem a cor mais bonita pessoalmente. Eu ainda quero aumentar um pouquinho mais a minha coleção e adquirir um pingente em formato de coração dessa pedra, eu acho lindo! 

Nota 11/08: Atualizei a foto da postagem para ficar mais parecida com a postagem sobre a ametista e também adicionei um novo colar de quartzo rosa que comprei recentemente (primeira foto), que vem com um pingente de Quartzo transparente junto. Muito lindo!

21.6.21

Inverno é a estação mais triste

Hoje o inverno tem início em nosso hemisfério. Pode ser isso, ou eu tenho ficado cada vez mais profundamente trancafiada na minha torre por desgosto próprio. Tenho feito as coisas em silêncio e estou guardando tudo o que sinto pra mim, não é uma atitude muito saudável e provavelmente eu deveria estar contando mais com os meus amigos, mas eu realmente não quero incomodar mais ninguém, porque eu me sinto assim: um grande incômodo, e que eu só presto para certas coisas. E agora alguns pensamentos horríveis atormentam a minha cabeça e comentar em vídeos no youtube de músicas que me deixam triste é o meu novo hobbie favorito (além de chorar ouvindo Aurora). Eu sempre tento manter as coisas alegres por aqui, vocês precisam me desculpar, porque aqui é um lugar onde tudo é feito com amor e carinho por mim. Eu evito depositar aqui os meus mais sinceros sentimentos negativos, ou sutilmente tento transformá-los em algo que não fique escancaradamente horrendo. Mas ao mesmo tempo eu sinto que preciso escrever sobre o quanto os meus dias têm sido difíceis, até mesmo acordar e fazer as coisas mais simples. Eu não estaria sendo verdadeira comigo se eu deixasse esse sentimento passar em branco. Não é como se fosse algo totalmente passageiro, que eu pudesse fingir que nunca existiu (como já fiz tantas outras vezes). Na verdade, estou assim há algum tempo...desde que algo (ou alguém) me estilhaçou.


7.6.21

Proud to be: Sonserina


Decidi que seria interessante responder a essa tag sobre o universo de Harry Potter que eu vi lá no blog da Nat. Espero que gostem de ler tanto quanto eu gostei de responder ♥

★ Nessa postagem [aqui] você pode conferir o look de Sonserina que eu montei para mim. 

As regras são: 1- Antes de começar a responder, fazer o Juramento do Mapa do Maroto / 2- Colocar a imagem do Selo no fim da postagem / 3- Cite a pessoa que lhe indicou / 4- Responda as perguntas com sinceridade / 5- Indique para três pessoas / 6- "Malfeito, feito."

"Eu juro solenemente não fazer nada de bom."

1. Você tem orgulho de pertencer a qual casa em Hogwarts?
Sonserina, como já diz o título dessa postagem. As pessoas podem ter uma ideia um pouco errada sobre os sonserianos, mas são pessoas muito fortes e inteligentes que quase nunca se vitimizam, procuram resolver os seus problemas da melhor forma possível, são leais sim àqueles que conquistaram a sua confiança. Não aceitam desaforos, são ambiciosos, não perdem tempo se preocupando com a opinião de outras pessoas e têm uma ótima capacidade de se adaptar às situações e "trocar de pele" para poder recomeçar. 

2. Personagens da casa que você faz parte que você mais gosta.
O Professor Snape. Harry Potter e o Enigma do Príncipe é também um dos meus títulos favoritos. Ele sempre teve um papel muito importante para a história. É incrível como ele foi odiado em quase toda a saga para depois ser amado por todos. Quem não chorou com a sua morte? Ou não teve compaixão por sua história, por seu amor platônico à Lily? Pela lealdade dele para com o Dumbledore? Severus Snape é uma personagem incrível.

3. Você gosta do fantasma que representa a sua casa?


Eu não conhecia muito da história do Barão Sangrento até o momento de responder a essa tag. Descobri que ele era um homem muito apaixonado e não correspondido pela Helena Ravenclaw (que inclusive é a fantasma da Corvinal). Dado os acontecimentos, ele acabou matando-a e logo em seguida se arrependeu e tirou a própria vida. Não sei muito o que opinar quanto a isso, apenas que se assemelha muito a romances Shakesperianos. 

4. Deixe aqui uma citação de um personagem que você goste em HP.
"Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia." - Alvo Dumbledore. Essa frase, ouvida a lágrimas por mim, me marcou de tal forma que levo como uma lição de vida. Nossas palavras tem o poder de confortar outras pessoas, assim como de magoá-las. Nossas palavras tem o poder de atrair coisas boas ou ruins para nós mesmos. Por isso, é tão importante pensar muito bem e medir as palavras antes de dizê-las.

5. Quem você indica para responder essa tag?
A Mari, Djeni, Van, e a todes aqueles que gostam de Harry Potter que estão lendo isso e sentem vontade de responder. Avise aqui nos comentários caso responda, vou adorar ler ♥

"Malfeito, feito."

29.5.21

I'm feeling 22

Hoje eu completo mais um ano de vida. Desde pequena, todos os anos eu tenho uma reação diferente a essa data. Já teve vezes em que eu acordei e me senti feliz e outras em que eu me senti triste por estar ficando mais velha. Algumas vezes eu quis faltar na escola por estar tímida demais e outras eu fazia questão de falar para todos que eu estava fazendo aniversário. (Será coisa de geminiane?)

Hoje vejo o dia do meu aniversário como um ciclo que se encerra para iniciar outro, viver completas quatro estações de um ano. Eu sou cíclica e o ato de envelhecer não me entristece mais. Fazer 22 anos não me assusta. Para falar a verdade, é maravilhoso pensar que eu estou viva e com saúde, e que tenho família e amigos maravilhosos com quem posso contar. Afinal, é o meu 2º aniversário na pandemia. Por isso, me sinto grata por poder comemorar esse dia.

Em quase todos os meus aniversários eu tenho a sensação de envelhecer e não me perceber. É como se eu vivesse todos os outros dias do ano um após o outro, e o dia do meu aniversário fosse um dia dedicado exclusivamente para pensar em mim, fazer uma pequena reflexão sobre a minha vida e as escolhas que eu fiz até agora, me olhar no espelho e pensar em quem me tornei ao longo dos anos da minha existência.

Posso afirmar que hoje estou bastante contente com quem eu sou e quem me tornei. Eu me olho no espelho e vejo uma mulher talentosa, bonita, cheia de sonhos e plenamente capaz de realizá-los. Feliz meu dia! Que o ciclo dos meus 22 seja bom! Um beijo e se cuidem 

31.3.21

Sobre: Amizade

Y. (m.)

Juntos tivemos as mais belas conversas aleatórias e fizemos surgir os melhores memes. We create the rules, baby. Sempre foi assim. É incrível como nós mudamos muito desde que nos conhecemos, mas é mais incrível ainda que a gente continue se identificando um com o outro mesmo com o passar do tempo. Admiro a forma como nós nos sentimos bem em compartilhar a nossa loucura um com o outro e não sentimos medo de expressar da forma mais crua os nossos sentimentos, pensamentos, devaneios. Eu gosto de como as nossas conversas não precisam fazer sentido nenhum para que a gente se entenda e o fato de que você sempre esteve lá com as melhores palavras e os melhores conselhos quando eu precisei. Somos mais que amigos, friends.

C. (m.)

Meu querido amigo de longa data. Você esteve ao meu lado nos meus piores momentos, me viu crescer e cuidou de mim como se fosse o meu irmão mais velho. Ouviu os meus delírios, compreendeu a minha loucura e jamais desistiu de mim. Nunca tive medo de contar os meus erros, de cuspir a minha mais guardada mágoa ou angústia, pois eu sempre soube, desde a primeira vez que nos falamos, que em você há o dom da complacência. Meu amigo antigo, cúmplice de conversas intermináveis que nos fizeram perder a madrugada e risadas frenéticas de doer a barriga. Quando nos juntamos é como se ainda fôssemos crianças, espíritos sem idade ou sexo, conectados em um laço inexplicável que o destino forjou para nós. Você é o meu Kindred Spirit.

L. (m.)

É como se eu tivesse errado tanto com você que às vezes não sei de onde você consegue tanta garra para continuar suportando a mim e a nossa amizade. Meu melhor amigo. Minha poc, assim eu sempre digo a você. Eu sinto a sua falta todos os dias em que não nos falamos ou nos vemos, ainda que a gente tenha se visto ou se falado no dia anterior. Os meus dias não são o mesmo sem a sua presença, sem repetir todos os dias três vezes a frase que criamos. Quando todos que gostávamos foram embora, sobramos eu e você sentados juntos em um banco, e desse banco surgiu uma das amizades mais lindas que eu poderia imaginar em minha vida. Você é alguém que eu poderia facilmente dizer aquela clichê frase "eu realmente não sei o que seria da minha vida sem você" e ainda sim ela seria a mais pura verdade.

G. (m.)

Amigo artista, dono de uma luz que pode cegar os que não estão preparados para conhecer o verdadeiro significado de intensidade. Alguém que passou por minha vida deixando marcas inesquecíveis, eternas, verdadeiras. Nossa amizade sempre foi compreendida por nós, sempre foi tão singular. Bastava apenas um olhar para que nós nos entendêssemos ou para que soubéssemos exatamente o que fazer em seguida. Nós compartilhamos momentos, segredos, poemas, desenhos, livros e mais tantas outras coisas que fizeram a nossas amizade ser tão única, tão importante e inesquecível para mim. Sei que ainda temos muito o que compartilhar ainda nessa vida, que vamos envelhecer e ainda sim continuar com a essência da juventude que um dia nos uniu. 

J. (f.)

Nossa amizade já conta mais de década. E eu a admiro de todas as formas. A gente se viu crescer, amadurecer, nos tornar mulheres. Era a minha melhor amiga na infância, companheira de Club Penguin, e hoje é uma amizade que tenho com muito carinho. Ainda guardo a pasta com todos os desenhos que você fez datando 2008, eu jamais seria capaz de me desfazer dela e das lembranças boas que ela proporciona da sua amizade e do primeiro colégio que estudamos. Sinto que em algum momento da minha vida eu errei com você, e acho que nunca pedi desculpa por isso, mas fico extremamente feliz e grata por você ter feito parte da minha história e ainda hoje fazer parte dela, ainda que não sejamos tão próximas. Em um momento da minha vida, você foi o significado de amizade para mim.

V. (f.)

Minha amiga geminiana, uma mulher maravilhosa, uma inspiração de força pra mim. Passamos por muitas coisas juntas, você me ajudou a entender mais sobre mim mesma, você me fez entender que a distância não importa quando a amizade é tão linda e verdadeira quanto a nossa. Que podemos nos apoiar mesmo de longe, que podemos torcer pelas conquistas e felicidade uma da outra. Que mesmo que pareça que o mundo vai desabar em nossas cabeças, ainda podemos contar uma com a outra para que a gente fique bem de novo e possa seguir em frente. Às vezes só você me entende, e eu fico feliz por você sempre respeitar o meu espaço e nunca deixar de acreditar em mim, por apoiar os meus projetos e aumentar o meu astral nos dias em que eu me sinto mal comigo e com a vida.

I. (f.)

A gente se chama de mana/maninha desde 2012 e eu realmente posso dizer que você é quase como uma irmã pra mim. A trajetória da nossa amizade teve umas fases bem aleatórias e conturbadas, mas fico feliz por você sempre fazer parte da minha vida e de poder contar com você. Você é uma pessoa incrível, uma artista muito talentosa, esforçada e caprichosa, a pessoa mais fofa que eu já conheci na vida. É a mãe de pet mais dedicada e amorosa do mundo. Nunca vou me esquecer de quando você mandava áudio cantando pra mim, das cartinhas que trocamos no ensino fundamental e das vezes em que você me desenhou. Esses pequenos momentos da nossa amizade vão estar sempre guardados com muito carinho na minha memória. Fico muito feliz em ter você como amiga.

L. (f.)

Minha grande amiga e mestra, me mostrou o caminho da luz e também o caminho da gratidão. Aprendi muito com você, sobretudo a ter sabedoria para fazer boas escolhas para mim e para as pessoas ao meu redor. Você me ensinou a enxergar beleza nas pequenas coisas e que a vida pode ser maravilhosa se quisermos que ela seja. Ainda bem que o destino fez nossos caminhos se encontrarem e forjar um laço tão lindo de apoio e aprendizado, dadas tantas vezes em que ajudamos uma a outra, bem como compartilhamos conhecimentos. Você é uma grande inspiração pra mim, alguém que eu admiro de inúmeras formas e que marcou a minha vida para sempre. Um dia eu quero ser para alguém o que você é para mim, e então eu saberei que estarei no caminho certo.

M. R. (f.)

É engraçado como a gente se conheceu na pré-adolescência em um momento em que estávamos passando por tantas mudanças: no corpo, na mente, nos gostos, na personalidade. Agora somos duas mulheres completas, independentes, responsáveis (ou era pra sermos). Mas o mais importante de tudo é que mesmo que a gente tenha se distanciado por alguns anos, quando voltamos a nos falar foi quase como um match perfeito. Todos os dias eu tenho que largar o que está na minha mão e parar para aplaudir a mulher incrível que você é. Obrigada por ser uma pessoa tão necessária para o mundo. Obrigada me ouvir, por me incentivar, por ser uma pessoa a quem posso confiar e compartilhar coisas pessoais sobre mim pois eu sei que jamais vou me sentir julgada por você. Obrigada por melhorar a minha autoestima nos dias em que eu não estou me sentindo bem comigo ou com as coisas que eu faço. Obrigada por ser essa pessoa tão insubstituível na minha vida.

22.3.21

Prazer te ver de novo, madrugada

São 4:30. Saio para fumar um cigarro, quando abro a porta da sacada me vem de repente um cheiro saudoso da madrugada. Há tempos que não o sentia. Fui teleportada para os devaneios das noites mais longas de insônia que tive. Então, pergunto-me, por que diabos estou acordada a essa hora? É estranho como a noite passou sem que eu nem percebesse, mergulhada em uma pequena tela de um aparelho celular.

Mas agora os devaneios são outros do que costumavam ser. Diferentemente de antes, agora eu nada sinto, apenas o peito vazio, a cabeça mais ainda. Tragos apressados, leves e úmidos.

A madrugada tem personalidade, é sombria ao mesmo tempo que acolhedora. Mas já não sei se as suporto com a mesma facilidade dos tempos antigos. Fumar um cigarro já não é um ato escondido cometido por mim, e a novidade é o som dos grilos e dos bichos que cercam os matagais aos redores da minha casa. Não como antes que ouvia o barulho de carros ou ébrios felizes comemorando a gritos a embriaguez fazendo ecoar nas ruas do antigo prédio em que eu morava.

Ouço o som da noite, e também o som que vem dentro de mim. A atmosfera silenciosa da madrugada permite reflexões inigualáveis sobre nós mesmos. Não me lembro a última vez que acordei mais tarde que 10 horas da manhã nos últimos meses, mas quando eu finalmente decidir abandonar o sereno em que me encontro para retornar e adormecer na minha cama quente, não me permito acordar mais cedo que meio dia.

22 de maio de 2020

31.1.21

Perder você

Dia 0: Não quero te perder, espero que ainda possamos ser amigos, você é muito especial para mim. Mas isso está me machucando, é o melhor para nós. 

Dia 5: Por que isso está acontecendo? Eu não mereço passar por isso, eu não mereci ter passado por tudo isso! Desde o início eu não queria me envolver com ninguém.

Dia 9: Eu sou apaixonada por você, sabia disso? E eu quero muito te ver, te abraçar. Sinto sua falta. Há tantas coisas que eu ainda quero fazer com você, terminar aquele anime, aquele jogo, viajar juntos, tomar banho de banheira, de mar, dirigir com você ao meu lado...

Dia 16: Ele não está mais apaixonado por mim. O que tem de errado comigo? O que eu fiz de errado? Eu queria tanto que tivesse dado certo. Está doendo tanto amar alguém que não me ama, querer alguém que não me quer. Nunca senti isso por alguém antes. Eu me sinto usada.

Dia 20: Eu definitivamente estou melhor sozinha! 😊

[Le petit soldat, 1963 dir. Jean-Luc Godard]

Fragmentos dos cinco estágios da perda: Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

26.1.21

Metas para 2021


Eu já estava desapegada da ideia de postar uma lista de metas esse ano. Mas eis que surge o tema da postagem do mês do Projeto Together: postar a sua listinha de metas para 2021, mas que seja manuscrita. Arranquei uma página do meu caderninho pontilhado, pois assim não haveria chances de sair tudo tordo (hehe) e colei alguns recortes de revista.

São poucas metas para esse ano, dada as circunstâncias em que estamos hoje em relação a pandemia e ao isolamento social, porém são coisas das quais quero muito realizar! 

11.1.21

Sobre trocar cartas

Eu já troquei cartas há muito tempo e estou sentindo falta de escrever e receber cartas. Tenho pensado muito nisso ultimamente, mas não encontro destinatários.

Descobri a existência do Penpal (pen = caneta/ pals: parceiro), um site que consiste na troca de correspondências com pessoas do mundo todo. É maravilhoso! Porém, tenho vontade de me corresponder com pessoas de outros lugares do Brasil. Nosso país é tão grande! (Cliquem aqui para ter uma noção disso). Infelizmente a maioria dos brasileiros cadastrados no Penpal tem interesse na cultura estrangeira ou em aprimorar o inglês e/ou outras línguas.

Eu gosto muito de produzir as cartas, tanto de escrevê-las quanto enfeitá-las, até mesmo de preparar o envelope para a entrega. É muito gostoso receber cartas, saber que aquele envelope foi feito com tanto carinho e viajou muitos quilômetros para chegar até mim. Eu adoro trabalhos manuais, caligrafia, papel. Acho o processo de trocar cartas maravilhoso. É muito bom poder conectar-se com outras pessoas através das cartas, é menos sintético que uma mensagem de celular ou um e-mail. Eu também adoro algumas coisas à moda antiga.

Sei que ainda estamos em período de pandemia, e é por esse mesmo motivo que eu sinto falta desse contato real com pessoas, ainda que por meio dos correios. Por isso, eu gostaria muito de alguém para corresponder.

Se você tiver interesse em trocar cartas comigo, me mande um e-mail: granadoisadora@gmail.com ou avisa aqui nos comentários e a gente conversa mais sobre isso. No site dos Correios tem como buscar as agências mais próximas da sua localidade. Sobre alguns cuidados com a pandemia: sempre usar máscara e levar álcool em gel. Vamos aguardar pacientemente a vacina!

Aguardo o seu e-mail para darmos início a nossa troca de cartas! ❤

Minha coleção de Ametistas


A ametista é um quartzo roxo, ligado à sabedoria, equilíbrio mental e proteção espiritual. O significado do nome da pedra, que tem origem grega, é "não embriaguez" (cr). Por isso, é uma pedra associada à sanidade mental. Ela protege contra ataque psíquicos, pode acalmar a mente, melhorar o sono e amenizar os problemas emocionais (A Bíblia dos Cristais, Judy Hall, 2008). Além disso, é a pedra oficial do curso de Letras (sou graduanda) ♥

Lembro que o primeiro cristal que tive foi uma ponta de ametista quando eu era pequena. Guardei-a por muito tempo, mas devo tê-la perdido em meio a tantas mudanças. Observando a minha coleção de pedras e cristais, percebi que há mais ametistas do que outras.

Com exceção da pedra grande da primeira foto, todas foram presentes. O primeiro é um pêndulo, que ganhei da minha amiga e mestra. O pingente foi escolha da minha mãe e a drusa (segunda foto) ganhei esse ano da minha irmã mais velha. É bonito quando paro para pensar que de alguma forma todas elas me associaram a essa pedra tão linda.

6.1.21

O que eu espero de 2021


Mais um ano para o arquivo do blog, o início de uma nova década. O meu maior sentimento é de certa forma o alívio por termos saído de 2020. Ainda que as coisas não mudem de um dia para o outro com a virada do ano, acredito que o que vale é o decorrer do ano, e espero que esses próximos 12 meses sejam muito melhores. Resolvi deixar registradas aqui as minhas perspectivas para esse novo ano e o que eu espero dele em alguns aspectos da minha vida.

Vida pessoal: Quero ter mais saúde e autoestima, vou emagrecer e cuidar mais do meu corpo e da minha mente. Estou pensando em fazer terapia, porque às vezes sinto que eu me cobro demais, guardo as coisas demais para mim e então chego ao ponto de quase explodir.

Faculdade: Dessa vez, eu espero conseguir me adaptar bem ao ensino remoto e me dedicar ao máximo para ter um semestre proveitoso, para que eu não precise trancar novamente.

Financeiro: Pretendo parar de comprar coisas desnecessárias e começar a guardar uma quantia de dinheiro mensalmente. Quero aprender sobre educação financeira, anotar todos os meus gastos e manter um controle de saldo mensal no meu planner. 

Como artista: Quero mostrar mais de mim nos meus desenhos, voltar a publicar minhas artes frequentemente na minha conta de arte do Instagram. Espero alcançar a meta de 3000 seguidores esse ano, bem como abrir para encomendas e começar a trabalhar com retratos.

Espiritualidade: Desejo me dedicar mais às orações e exercitar com mais regularidade a gratidão. Quero ser capaz de compreender mais sobre mim mesma e meus propósitos. Conectar-me com a natureza, as fases lunares e o sagrado feminino.

Hobbies: Minha meta é ler todos os livros que deixei de ler em 2020, ou ao menos dois livros por mês. Também quero me aprimorar no crochê e na costura, praticá-los mais.

Blog: Espero continuar firme e forte por aqui, trazer conteúdo sempre que possível. Quero encontrar blogueires novos para acompanhar e fazer amizade. Sinto falta das amizades (e das panelinhas). É triste ver quantos amigos já foram embora dessa plataforma tão querida.

Mundo: Eu espero que a vacina seja efetiva e acessível. Que a gente possa nos encontrar finalmente com quem gostamos, voltar a frequentar os lugares que frequentávamos, sentir o abraço de nossos amigos, saber que estamos protegidos e que não vamos perder mais vidas.

É isso. Um ótimo 2021 para nós!