24.12.19

Novidades natalinas

Trago novidades! A primeira é que agora estou participando do Projeto Together, que tem como objetivo ajudar blogueiros a manterem-se na ativa, sugerindo temas mensais para postagens. O tema desse mês consiste em escrever uma cartinha para o Papai Noel com a mesma esperança e convicção que tínhamos na infância. A minha cartinha foi bem simples e sincera. (Clique no envelope para lê-la.)


A segunda novidade é que eu fui convidada pela minha amiga Larissa Fonseca, do blog As moscas na janela, a participar ilustrando um projeto natalino que envolve uma zine (revistinha) linda, muito caprichada, cheia de poemas incríveis, onde ela reúne situações e pensamentos bastante condenáveis a respeito dessa data comemorativa. Foi uma honra enorme participar desse projeto lindo! ♥

Clique aqui e acesse o blog da Lari para saber mais.

Clique na imagem abaixo para ler a zine.

Espero que gostem ♥

6.12.19

Dezembro chegou!

Hoje terminei o meu planner mensal. Tenho em mim aquela terna sensação em pensar que alcançamos a última página do calendário. Na verdade já é tempo de comprar um novo, pois dizem que dezembro é o mais rápido dos meses. Talvez eu concorde, mas só porque dezembro é o meu mês favorito. Hahaha

Completei aniversário de um ano de namoro no dia 1º, sendo muito grata por ter ao meu lado alguém que eu possa contar sempre. Muitas coisas boas ainda virão pela frente. Estou muito animada desde que soube que farei uma viagem de carro. Eu adoro viajar de carro e sobretudo conhecer e visitar lugares novos. Levarei meu sketchbook para todos os cantos e pretendo desenhar bastante nessa viagem.

O blog já está em clima festivo! Pendurei as luzinhas de natal no topo. Eu ainda sou iniciante nas artes digitais, mas fiquei muito orgulhosa com o resultado. Espero que tenham gostado e que tenham um ótimo início de dezembro ♥

18.11.19

playlist de letrinhas


Decidi participar da tag alfabeto musical da Cecília, que consiste em criar uma playlist com 26 músicas que comecem com cada letra do alfabeto, de A a Z. Foi um desafio em tanto, inicialmente pensei que não fosse conseguir completar a lista, na verdade eu nem estava com a intenção de postar, mas achei legal deixar registrado o meu gosto musical dessa época. Quem sabe daqui a alguns anos outras músicas estejam mais dignas de aparecer nessa lista, substituindo outras que não farão mais sentido pra mim.

Tive dificuldade com as letras Q e X, e para falar a verdade a música XO da Beyoncé é a única que está na lista que ouvi poucas vezes e que não sei cantar. Percebi que sou muito fã da Lana (hahaha), até tive que substituir algumas músicas para dar vez a outros artistas e músicas que gosto. Decidi não colocar nenhuma música brasileira nela, acho que as músicas brasileiras merecem uma playlist só para elas, mas como no momento não tenho títulos para todas as letras, deixarei para (quem sabe) depois.

* As músicas Kill Kill e Queen of disaster da Lana não estão disponíveis no Spotify.

A - Asleep - The Smiths
B - Breezeblocks - Alt-J
C - Cigarette Daydreams - Cage the Elephant
D - Dance Monkey - Tones and I
E - Eres tú - Carla Morrison
F - Feel It Still - Portugal. The Man
G - Green Light - Lorde
H - Heroes - David Bowie
I - I Put a Spell on You - Nina Simone
J - Jailhouse Rock - Elvis Presley
K - Kill kill - Lana del Rey
L - Lucky ones - Lana del Rey
M - My girl - The Temptations
N - Norman Fucking Rockwell - Lana del Rey
O - Ocean Eyes - Billie Eilish
P - Psycho Killer - Talking Heads
Q - Queen of disaster - Lana del Rey
R - Radioactive - Imagine Dragons
S - Shade - IAMDDB
T - Tadow - Masego & FKJ
U - Ultraviolence - Lana del Rey
V - Video games - Lana del Rey
W - Watch - Billie Eilish
X - XO - Beyoncé
Y - Young folks - Peter Bjorn and John
Z - Ziggy Stardust - David Bowie

11.11.19

Hábitos simples que mudaram a minha vida


Reclamar menos e agradecer mais. Parei de reclamar das coisas sobre as quais não tenho controle e não posso mudar: o ônibus atrasado, a chuva quando tenho que voltar para casa, o calor, o frio, as estações do ano. Parei de reclamar sobre ter que lavar a louça ou fazer qualquer uma de minha obrigações. É preciso agradecer: por ter um transporte que possa me levar para onde eu quiser, por ter comida para sujar a louça, por poder aproveitar o sol do verão e ter condições para não passar frio no inverno. Eu não suportava a palavra gratidão e como as pessoas a usavam, não suportava vê-la em legendas de fotos, nem acompanhada da hashtag e lembro de quando fiquei enojada vendo uma matéria no jornal sobre essa palavra. E depois de dois anos aplicando esse sentimento na minha vida sem nomeá-lo como gratidão em si, eu compreendi o que significava, e hoje agradeço muito à vida. #Gratidão

Tomar 2L de água por dia. No começo, baixei um aplicativo para o monitoramento do meu consumo de água diário, obriguei-me a tomar mais água e descobri que tudo o que dizem sobre manter-se hidratado é verdade. Faz muito bem para a saúde, para a aparência, para o bom funcionamento do corpo. Às vezes quando sentimos fome, na verdade pode ser sede. Não abro mais a geladeira de 5 em 5 minutos para petiscar alguma coisa, ao invés disso estou sempre com uma garrafinha de água ao meu alcance.

Comer mais saudável. Alimentação é uma coisa surreal e fundamental para se sentir bem. Há três meses decidi mudar a minha alimentação. Mas não fiz dieta! A dieta nunca funcionou para mim, pois quando eu comia algo que não estava dentro do que podia, me sentia mal e me dava o direito de estragar um dia todo comendo porcaria só porque falhei uma única vez. Então eu decidi fazer uma reeducação alimentar sem saber muito o que isso significava. Comecei a repensar os alimentos e o que eu colocava para dentro do meu corpo, optei por opções mais naturais e saudáveis, não surtei quando tomei sorvete ou comi chocolate, continuei me alimentando bem sempre que podia. Em casa todos decidimos comer mais saudável, também cortamos o arroz e diminuímos a carne vermelha. Em meio a toda essa rotina de alimentação saudável, descobri que sou celíaca e portanto tenho alergia a glúten, nunca mais pizza, hambúrguer, pão, cerveja, macarrão ou qualquer coisa que contenha trigo ou outros grãos com glúten! Para falar a verdade, não sinto falta nem um pouco. Há outras opções no mercado, há outras formas de fazer essas mesmas receitas usando outros ingredientes. Eu não passo fome, nem vontade! Quando você se alimenta bem, o seu corpo responde, e eu me sinto mais leve, mais disposta e feliz.

Praticar atividade física. Uma vez assisti a uma palestra de desenvolvimento pessoal e como vencer a depressão e outras doenças psicológicas e ouvi que "para ser feliz e ter qualidade de vida, é preciso fazer ao menos meia hora de exercício por dia!". Eu era uma pessoa totalmente sedentária na época e a carapuça serviu. Devido a escoliose, hoje faço pilates e natação. Em um mês de pilates, as dores da coluna e as câimbras diminuíram. Hoje consigo fazer alguns exercícios que no primeiro dia não consegui, criei uma consciência corporal muito boa em pouco tempo. Há dois meses decidi sair para caminhar pela primeira vez no meu bairro e foi muito bom. A princípio, eu queria caminhar para perder peso, mas o ar puro, as flores no meu caminho, o fato de eu me aproximar da natureza e mexer o meu corpo me fizeram muito bem. Eu odeio academia, e não sei quando vou deixar de odiar aquela energia horrível que sempre senti ao pisar nesses ambientes, nem aqueles aparelhos horrendos que eu nunca consegui entender e fazer direito! Mas caminhar é diferente, tem o ar, as pessoas, o céu, você mesmo com os seus pensamentos e um fone de ouvido com a sua playlist favorita para te animar.

Cuidar mais de mim. Já fui muito desleixada comigo alguns anos atrás, eu não me cuidava, "não ligava para a aparência", eu saía desarrumada e mal vestida. Não hidratava o cabelo nem tirava a sobrancelha. Eu mal sabia fazer um delineado gatinho, que hoje faz parte de mim e faço até no carro em movimento se precisar. É claro que não há mal nenhum em fazer ou deixar de fazer essas coisas, desde que você esteja feliz com as suas decisões e com você mesmo! Mas eu não estava, eu queria mudar e não conseguia. Eu achava que não me importava, mas no fundo eu me importava. Todas as mulheres são lindas, eu dizia. Mas eu enxergava beleza em todas as outras mulheres do mundo e não enxergava beleza em mim. Eu me negava a ficar bem e a me sentir bonita, minha autoestima era muito baixa. Depois de um certo tempo, quando decidi sair dessa e começar a me cuidar, vi que não faz mal para ninguém! Na verdade, faz muito bem. Não é vaidade, é aumentar a autoestima para se sentir bem. 

Parar de fumar. Provavelmente uma das melhores decisões que tomei neste ano. Comecei a fumar bem nova, na pré-adolescência, por inúmeros motivos. Nunca pensei que fosse viciada em cigarro até eu tentar parar de fumar pela primeira vez e falhar. Não foi fácil largar o cigarro, mas não pela nicotina. O meu vício no cigarro era emocional (para a maioria dos fumantes é)! Compreendi que o cigarro funciona como uma meditação: você para, acende um cigarro e se concentra no ato de fumar. Você começa a perceber a fumaça enchendo os seus pulmões de ar, e é obrigado a inspirar e expirar profundamente. Você se concentra nos seus pensamentos, e esquece de tudo ao seu redor. Além de "meditação", o cigarro era usado por mim como um escape — quando eu estava sozinha e entediada na faculdade, ou no ponto esperando o ônibus chegar ou até mesmo quando eu queria me isolar um pouco das pessoas.

Ser eu mesma. Sem medo, sem precisar esconder os meus sentimentos, nem o que eu penso, a minha opinião ou gostos. Não me preocupar com o que as pessoas pensam sobre mim, mas o que eu penso de mim mesma, se estou feliz assim. Não me comparar com outras pessoas. Aceitar meus cabelos, minhas gordurinhas, minhas imperfeições. Perceber que tem gente que gosta de mim do jeitinho que sou, da minha personalidade, da minha arte e das minhas ideias. Gostar de ser eu e não querer ser nenhuma outra pessoa no mundo, amar a minha vida, perdoar o passado e ter orgulho da pessoa que me tornei.

31.10.19

Feliz dia das bruxas!


Eu não queria deixar essa data passar em branco, sem postar ou fazer um desenho, pois eu adoro a vibe do Halloween (apesar daqui ser primavera e não ter os elementos outonais como no Hemisfério Norte). Pois bem, diferentemente do desenho que postei em 2016, eu queria que dessa vez tivesse mais elementos da natureza e dessa data comemorativa.

Quando se trata da minha arte eu tendo a ser um pouco perfeccionista e insegura. Por isso, enquanto estava desenhando, tentei sair um pouco da zona de conforto e simplesmente desenhar sem preocupações. Desenhei as folhas das árvores não me importando se fossem ficar feias ou tortas. E foi engraçado na hora de desenhar a teia de aranha, pois havia me esquecido de como fazê-la! Parei por um segundo e pensei "Como é que é mesmo?" E as fiz conforme o que eu havia em mente.

O problema foi que originalmente há uma outra bruxinha sentada na mesa, mas quando passei para o computador resolvi removê-la, pois ela havia ficado um pouco desproporcional e isso de alguma forma me incomodava, ainda que o objetivo inicial fosse desenhar sem me preocupar tanto com a estética.

Essa insegurança que tenho já aconteceu muitas vezes aqui no blog, e me impediu de publicar com mais frequência os meus desenhos ou de expor a minha arte em si. A partir do incentivo de alguns amigos, criei uma página no Instagram (@isamateur) e apesar de ter removido a bruxinha daqui, decidi publicar lá. Essa página servirá para eu mostrar um pouco mais de mim e do que faço. Me sigam lá! ♥

11.10.19

Coisas que me fazem feliz (2)


Estou empolgada em tirar fotos de todas as florzinhas que encontro nos caminhos por onde passo. A primavera desse ano está linda, mais florida que a do ano anterior, e isso está me deixando muito contente! Logo mais pretendo aquarelar um pouco, faz tempo que não mexo com tinta de aquarela.

Ultimamente tenho ficado feliz por inúmeros motivos, sobretudo as pequenas coisas. Percebi que os detalhes são importantes e estou muito grata pelo rumo que a minha vida está tomando. Decidi pensar em coisas que me deixam alegre e listá-las aqui. (Flores certamente é uma delas e já está na primeira) ♥

  • Desenhar fora de casa
  • Sair para caminhar de manhã bem cedinho
  • Entrar no meu quarto e estar tudo em seu devido lugar
  • Ficar perto da natureza
  • Cozinhar sem intromissão
  • Ganhar flor(es)
  • Ir a feiras
  • O dia do meu aniversário
  • Gatinhos (dos mais carinhosos aos mais endemoniados)
  • O gostinho de terminar a última página de um livro
  • Observar o céu e me sentir abençoada por fazer parte do universo
  • Passear de mãos dadas
  • Usar suéter no inverno
  • Viajar ou passear de carro
  • Observar as ondas do mar sem pensar em nada
  • Tomar banho de mar no verão

6.10.19

Hogwarts starter pack

Essa hashtag foi criada pela @claricabral. Consiste em escolher as peças (com base na sua casa de Hogwarts, de Harry Potter) e desenhar você mesmo usando-as. A minha casa é a Sonserina 🐍💚

27.9.19

Três anos se passaram...

      

Em agosto de 2016 escrevi uma postagem sobre como eu me imaginaria em três anos. Mal consegui acreditar quando vi a data, fiz as contas e percebi que esse tempo já havia passado. Ainda tenho guardado na memória o momento em que a escrevi três anos atrás.

Caso queira ler antes de continuar, aqui está o link: isamateur.blogspot.com/daqui-tres-anos.html

Na postagem, eu escrevi que me imaginava cursando Letras, e estou! Para falar a verdade, na época eu não imaginava o quanto eu iria me identificar com esse curso. Hoje não me imagino fazendo outra coisa senão estudar a nossa língua e Literatura. Eu também disse que me imaginava com o cabelo comprido e ele já alcança a metade das minhas costas — uma bela cabeleira cacheada castanho-escura.

Infelizmente não viajei para fora do Brasil e tampouco visitei a América do Sul como o esperado, mas me mudei do centro-oeste para o sul e naqueles tempos eu jamais pensei que fosse me mudar de cidade ou Estado, nem para tão longe. Conheci vários lugares incríveis na ilha e outros no Estado de Santa Catarina, vi muita natureza, praias e paisagens belíssimas. Passei a amar e a apreciar o mar.

Posso orgulhosamente dizer que não odeio mais o meu nariz! Hehe. Também posso me orgulhar em dizer que carrego uma bagagem maior de cultura e arte, isso é algo que quero estar a vida toda estudando e aprendendo. Sinto-me cada vez mais conectada à arte conforme os anos vão passando e vou amadurecendo. Penso que de alguma forma ela faz parte de mim.

Conheci muitas pessoas e saí bastante (mais do que o esperado e mais do que devia), fiz amizades que quero levar para a vida toda. Desenhei rostos de pessoas deveras especiais para mim e fiz o meu primeiro retrato com um modelo vivo, o João na segunda foto. E, no fim contas, eu estou muito feliz!

23.9.19

A primavera chegou


Hoje começa a primavera. Faz quase cinco meses desde que publiquei aqui pela última vez. Muita coisa me ocorreu nesse tempo. Eu fiz 20 anos de idade, voltei a pintar em telas com acrílica, perdi um pouco do medo e comecei a andar de bicicleta e mudei todos os móveis do meu quarto de lugar.

Sempre achei a primavera uma estação linda. As flores desabrocham e exibem suas cores e perfumes. As abelhas se preparam para trabalhar ainda mais nessa época do ano. O inverno se foi, junto com ele as minhas angústias e amarguras. O frio não é mais um incômodo, ainda que eu sue tomando a minha xícara de chá morno, me sinto em paz com a nova estação. A primavera é tempo de renovar.

O inverno me trouxe uma notícia triste que abalou o meu mundo de tal forma que pensei que não fosse conseguir superar. Eu descobri a causa das minhas dores na coluna; tenho escoliose de 45º e não há meios para consertar, apenas um processo cirúrgico. De qualquer forma, estou fazendo Pilates para melhorar a minha postura e flexibilidade, e também comecei a nadar. Estou amando essas atividades.

A Universidade entrou em greve por conta dos cortes, mas eu resolvi trancar a faculdade esse semestre para ter tempo para cuidar da minha saúde (física e mental) e não desanimar. Eu gostaria que as coisas fossem diferentes, mas confesso que não esperava nada menos desse (des)governo. fora bolsonaro

Enfim! Agora que não estou tendo aula, terei bastante tempo para produzir. Senti muita falta de criar conteúdo para publicar, de sentar para desenhar ou pintar. Espero passar mais vezes por aqui, matar a saudade de cada blog querido que senti tanta falta nessa ausência. Estou cheia de ideias! Mas antes colocarei em dia as minhas leituras pessoais, pois estou cheia de livros acumulados para ler, hehe.

1.5.19

Enquanto estive fora

Eu me perdi, mas não foi como da vez em que me perdi dos meus pais no supermercado quando eu era criança, nem quando me perdi dos meus amigos na festa, ou até mesmo quando embarquei no ônibus errado. Não foi assim. Na verdade eu me perdi em mim. A princípio, perder-se no supermercado quando criança parece muito mais assustador, você se sente bobo e abandonado, olhando para os lados desesperadamente tentando parecer tranquilo e não-perdido, enquanto você engole o choro infantil.

Perder-se em si mesmo é muito tênue, quase imperceptível, mal se sabe que está perdido; você continua vivendo todos os dias habitualmente — você sabe o caminho até a sua casa e como chegar nela, e você sabe exatamente em que lugar está. Perder-se em si trata-se de não se conhecer mais, desaprender como é viver sozinho, é apoiar-se em coisas em pessoas para suportar o fato de que não consegue ter a sua própria companhia. Quando me dei conta de que estava perdida, enlouqueci. No ápice de minha insanidade mental, tive o insight mais louco de minha vida. Meu enlouquecimento durou cinco minutos.

Acordei no outro dia triunfante e inspirada e fiz uma bela limpeza no meu quarto. Joguei lixo fora e todas as coisas que não me eram úteis, desprendi-me de outras que possuíam valor sentimental que já não fazia mais sentido para mim. Coloquei para doação roupas que não usava há muito tempo e, por fim, separei os pertences da pessoa que agora não pertence mais a minha vida.

12.1.19

Sobre deletar o instagram

[stories antigos]
   

Às vezes eu tenho desses pequenos surtos de querer deletar tudo, mas dessa vez foi um pouco diferente. Percebi que eu estava passando muito tempo vendo vídeos fofos de gatinhos e tutoriais de maquiagens as quais nunca vou fazer. Perdia horas vendo e curtindo a vida de gente que na verdade não me interessa nem um pouco. Eu estava passando em média quase 2h por dia nessa rede social.

Gerenciei o tempo nas Configurações para que o Instagram me avisasse quando eu passasse 40 min dentro do aplicativo, e fiquei surpresa todas as vezes que recebi o aviso! Para mim, tinha passado apenas alguns minutos, porque 40 minutos parece pouco quando você vai rolando o dedinho na tela vendo coisas aleatórias que não te acrescentam em (quase) nada.

É claro que o insta não é de todo o mal — tem muito conteúdo bom, gente legal, perfis interessantes e fotos artísticas, mas para mim o problema é que eu nunca publicava nada, porque não gosto de mostrar nas redes sociais o que estou fazendo. E a minha autoestima não me deixava postar fotos minhas. Em suma, eu estava usando o aplicativo apenas para "espiar" a vida das pessoas e me engraçar com gatos.

Então eu desapeguei. Deletei sem dó. A vida parece mais leve quando a gente se desprende de coisas que não estão mais fazendo bem pra gente. Essa foi a primeira de muitas coisas que ainda pretendo desapegar em 2019. Estou bastante contente com minha decisão e em poder compartilhá-la aqui.

Talvez eu baixe o Instagram de novo quando eu decidir perder o medo e a vergonha de dar as caras. Por ora, pretendo administrar melhor o meu tempo e gastar essas duas horinhas que estava passando na frente do celular para fazer outras coisas, como ler e desenhar. 😊😁

8.1.19

100 coisas em 2019

Esse ano eu não fiz nenhuma lista de resoluções de ano novo, não consegui pensar em nada que eu quisesse além de paz, como eu disse na primeira postagem do ano. Eu quero paz no meu coração, na minha cabeça, na minha família. Eu quero estar em harmonia comigo, de bem com a vida.

Por outro lado, paz ainda estava muito vago para mim. Eu queria algo que me motivasse a ser uma pessoa melhor (para mim e para os outros) e que me incentivasse a fazer coisas diferentes e sair da monotonia de uma vida rotineira. Procurei sobre o projeto 101 coisas em 1001 dias que eu já havia feito uma vez, mas vi que 1001 dias era muito tempo, e que eu queria algo para viver o agora.

Inspirada por esse projeto, fiz uma listinha de 100 coisas que eu quero fazer nesse ano de 2019. A princípio, eu não ia publicá-la, pois eu a achei pessoal demais. Entretanto, eu parei para analisá-la e percebi que havia lido várias listas de outros blogs que eram muito mais pessoais que a minha!

Sendo assim, eu seria boba em não publicá-la, pois mesmo que eu a ache infantil e até mesmo um pouco fantasiosa (será que eu consigo completar mais de 50?), seria legal daqui a alguns anos tê-la como recordação de um ano cheio de expectativa e esperança por dias melhores.

De qualquer forma, eu os desafio a criarem uma lista como a minha, de 100 coisas (ou menos, ou mais) que vocês gostariam de fazer esse ano! Acho que é uma ótima forma de incentivar a nós mesmos a melhorar e fazer coisas diferentes.

1.1.19

Dois mil e dezenove


Uma coisa boa de ter nascido em 1999 é que eu sempre tenho a idade do ano novo. Esse ano eu quis passar a virada de branco, depois de muitos anos não me importando com isso. Nunca fui de criar expectativa, sempre pensava "é só mais um dia, não faz diferença", eu achava as pessoas muito bobas por se importarem tanto com uma mudança de calendário. Agora eu vejo que é uma pequena oportunidade de começar de novo, nem que seja só para mim, na minha cabeça.

No ano passado, a minha principal resolução de ano novo foi "tentar ser eu mesma, sem medo de ser criticada". Percebi que me peguei sendo eu mesma em várias situações que ocorreram ao longo de 2018. Nesse ano, a minha principal resolução é bem simples e direta: paz!

Algumas explicações: Eu não estou mais respondendo os comentários nas próprias postagens, estou deixando para responder quando visito o blog de vocês. Não desistam de mim, por favor! :(

Um feliz 2019 para vocês <3
Com amor, Isa.