28.12.20

O ano está acabando

O Fim de ano significa algo diferente para mim com o passar dos anos, mesmo porque quando se é criança, adolescente ou adulto muda-se a forma de enxergar as coisas. Mesmo assim, desde criança o fim de ano significa para mim a chegada do Verão, ainda que a principal comemoração da época seja o Natal, uma festa que utiliza tipicamente símbolos invernais. As luzes de Natal também sempre foi algo que me marcava nessa época. 

Todo ano minha mãe tem o costume de montar uma árvore de Natal, a que montamos esse ano foi bem simples, com alguns enfeites reciclados do ano passado. Bolas douradas, conchas e pinhas, renas e fadinhas douradas.

 

Hoje em dia, a imagem que tenho do final do ano é a de mudança e esperança. Um ciclo que se encerra para iniciar outro, e que ele seja melhor que o anterior! Dessa forma, fim do ano também significa planejamento para mim. Gosto de colocar as minhas idealizações no papel, metas, objetivos, sonhos.

Nesse ano, resolvi comprar pela primeira vez um Planner. Eu sempre fazia os meus próprios, mas com o tempo eu ia desistindo aos poucos de fazer. Dessa vez, comprei um Planner bem completo, o Life Planner da Criare, e estou totalmente animada para preenchê-lo ao longo do ano. Acredito que vai ser um ótimo exercício para mim.

 

21.12.20

Hello Summer

Hoje é o Solstício de Verão, o dia do ano em que o nosso planeta recebe mais luz solar e, consequentemente, o primeiro dia dessa estação tão querida por mim. Eu espero que essa mudança de estação mude também o clima dentro de nós. Eu desejo que o calor aqueça nossos corações e que o Sol mantenha nossos caminhos cheio de luz e amor. Espero que as cores vibrantes do verão nos traga felicidade, ainda que os dias sejam tão difíceis.

   

Um ótimo verão a todxs! ♥

2.11.20

Minha primeira aquarela

  

Lembro quando ganhei uma caixa de tintas aquareláveis da minha mãe em 2013. Eu não sabia como utilizá-las, nem de técnica alguma. Nessa época eu pintava somente em telas com tinta a óleo. Mais tarde, na madrugada, ouvindo sonatas em um estado de tristeza que não me deixava dormir, lembrei das aquarelas que ganhei mais cedo e pensei que talvez seria uma boa ideia materializar o que eu estava sentindo naquele momento.

Peguei um copo de água, o bloco de papel, os pincéis e a tinta. Senti como se eu soubesse exatamente o que fazer, apesar de nunca ter trabalhado com elas antes. Sem esboço prévio, ou qualquer desenho em mente, aquarelei com vermelho e azul o que daria origem a um rosto dramático. Ouvi muitas opiniões mais tarde acerca dessa pintura: "Onde está boca?", "É menino ou é menina?", como se quisessem ditar o que eu havia pintado, como se a arte precisasse fazer sentido. Não lembro de ter respondido a nenhuma dessas questões e até hoje elas não tem resposta para mim.

Eu sempre guardei essa pintura com carinho, apesar de nunca tê-la achado a mais bela pintura de todas. Entretanto, ela conta uma história, traz-me lembranças daquela época, do meu antigo quarto, de uma Isadora ingênua e melancólica, que hoje não mais sou, mas que de alguma forma sou grata por ela ter existido.

31.10.20

Gostosuras ou travessuras?

1. Hoje é o Halloween, mais conhecido como o Dia das Bruxas! No México, daqui a 2 dias, eles estarão celebrando o Dia de los Muertos e no Brasil o Dia de Finados. O termo Halloween se origina do termo All Hallows' Eve, que significa Véspera de Todos os Santos. No Brasil, o Dia de Todos os Santos é comemorado amanhã. Todas essas datas acontecem na mesma época e não é mera coincidência. A origem dessa data comemorativa, quaisquer que seja o nome dado a ela, é celta e pagã, o chamado Samhein. É um dia dedicado a celebrar os nossos entes queridos que já se foram e também as figuras santificadas e/ou os santos.

2. Eu já fiz outras duas postagens sobre o Halloween anteriormente aqui no blog, caso queiram conferir é só clicar aqui (2016) e aqui (2019).

3. Na blogagem coletiva desse mês do Projeto Together, os participantes tiveram que escolher 1 tema com 4 palavras e montar um conto a partir delas. Eu escolhi o conjunto com as palavras "Alho", "Poção", "Relógio" e "Conde". Sendo assim, não estando inspirada a elaborar um conto, fiz um poema utilizando as palavras escolhidas e publiquei ontem. O poema se chama Drácula e você pode ler clicando aqui.

4. Ainda sobre o Projeto Together, recebi um selo de travessura da Lives, que fazia parte de uma brincadeira que estava rolando no Discord do Together. Aparentemente é o personagem Yoshikage Kira de JoJo's Bizarre Adventure. Eu amei! Muito obrigada, Lives <3

Happy HALLOWEEN! ♥

30.10.20

Drácula

[Ilustração por John Coulthart]

Bateram na porta do Conde vampiro
Entregaram uma cesta de pão
O Conde gripado não percebeu
Era pão de alho e sem pensar comeu

Aflito bebeu uma poção
Quem sabe o curaria do alho
"Por que diabos eu fui comer pão?"
De repente caiu no assoalho

Intrigado se era vampiro ou não
Entrou o homem desorientado
Já curado com a poção
O vampiro levantou e mordeu o paspalho

Meia noite bateu no relógio
O vampiro ficou intrigado
Anos sem beber sangue
Anos sem assassinato

O sangue do homem o ferveu de vontade
Quem diria o conde bonzinho
Despertado pela maldade
Saiu para atormentar a cidade

9.8.20

Lendo e-books


Há um mês eu adquiri um Kindle. Ele é um dispositivo da Amazon que serve para a leitura de livros digitais (os e-books). Há muito tempo eu vinha querendo um desses aparelhos, mas para mim ainda era um pouco difícil desapegar dos livros físicos... Até não caber mais livros na minha estante. Então pesquisei mais sobre eles e vi que muitas pessoas comentavam sobre a leitura confortável que ele proporciona, muito parecida com a experiência de ler um livro real, daí investi no modelo mais simples do mercado atualmente: o Kindle 10ª Geração.

Quando ele chegou até mim eu o estranhei muito, pois a resolução da tela (e-ink) é muito diferente da resolução do celular ou computador. À primeira vista, tive a impressão de que as letras estavam realmente "impressas" na tela — isso explica a sensação de estar lendo um livro de verdade que as pessoas tanto comentavam. Até agora, eu li cerca de 1.000 páginas com ele e tenho gostado bastante da experiência com a leitura digital.

Eu percebi algumas vantagens em adquirir um Kindle. Nele cabem mais de mil obras literárias, ou seja, é bastante espaço a ser economizado na estante. Financeiramente ele compensa, já que os preços dos e-books são consideravelmente mais baixos do que os dos livros físicos. Eu paguei R$350 no aparelho, mas esse valor será compensando futuramente com a compra de novos títulos. Outra coisa que me agradou muito foi o fato dele ser confortável de segurar. Ele é pequeno e bem leve, tornando-o bastante portátil - cabe em qualquer bolsa ou mochila. Achei ótimo para levar para a faculdade. 


Muito importante: Infelizmente, ele não é tão sustentável quanto eu imaginava. Apesar de estarmos economizando papel e contribuindo com as florestas, essa opção digital polui o meio ambiente. E da mesma forma que são gastos 10 litros de água para produzir uma única página de um livro, água também é gasta para a produção desses aparelhos tecnológicos. Ademais, a Amazon é uma empresa podre com milhares de processos trabalhistas. Tudo isso eu só tomei nota depois de adquiri-lo. Por isso, vale ressaltar que é preciso ter consciência antes de adquirir qualquer produto e marca. Li que para esse aparelho compensar o estrago, é preciso tê-lo por pelo menos 5 anos e ler mais de 100 obras com ele. Farei isso, já que agora não me resta outra alternativa.

4.8.20

Séries que assisti nessa quarentena

Eu nunca (nunquinha) comentei sobre série alguma aqui no blog e devo dizer de antemão que fiquei muito apreensiva em publicar essa postagem, de até mesmo ousar a escrevê-la, pois adianto não ser uma boa entendedora de séries ou uma telespectadora assídua delas.

Contudo, senti uma imensa vontade de compartilhar as séries que assisti durante esse período de quarentena (foram poucas as séries que já assisti na vida, sobretudo até o final) e fico surpresa por ter assistido a tantos episódios nesses últimos meses, coisa que seria inimaginável para mim. Por sorte, todas as séries que assisti não me decepcionaram, inclusive gostei muito, e por isso venho aqui nesse espaço tão particular compartilhar breves comentários com vocês, sem dar spoiler para quem se interessar em assistir.

Espero muito que gostem dessa postagem e que estejam todxs bem! :) ♥

Image result for anne with an e aesthetics | Anne shirley ...
Anne with an E

Eu decidi assistir essa série porque me tinha sido muito recomendada. Ainda bem que eu o fiz, pois ela é incrível. No começo, logo nos primeiros episódios, eu não me senti muito comovida — eu lembro de ter achado que se trataria de uma série "infantil". Mas Anne é uma história para todas as idades. A história é per-fei-ta, foi baseada em uma série de livros escrita pela canadense Lucy Maud Montgomery no início do século XX. Ela trata de temas atemporais de forma muito inteligente e a cada episódio eu me encantava mais e mais. É perceptível a evolução da Anne e das outras personagens no decorrer dos episódios e eu tive todos os tipos de emoções possíveis assistindo a essa série, ela mexe demais com o coração. Eu me encantei tanto que não me contive só com as três temporadas disponíveis na Netflix. Sabendo que não teria uma 4ª temporada e nem uma possível continuação, comprei a coleção com todos os livros da Anne, que conta a vida dela dos 11 aos 40 anos de idade. Estou muito feliz com essa aquisição. Ainda não comecei a ler, pois estou priorizando as leituras do Kindle que adquiri recentemente, mas não vejo a hora de me deliciar com as páginas dessa história maravilhosa. ★★★★★

Brooklyn Nine-Nine': roteiro reescrito após protestos - Folha PE
Brooklyn 99

Eu jamais pensei que pudesse encontrar uma série que tomaria o lugar de Friends no meu coração. Assim como em Friends, em B99 também foi quase impossível eleger uma personagem favorita. As personagens são muito diferentes umas das outras, tanto que no começo achei um pouco estranho e desconexo, mas logo percebi que essa junção de personalidades é proposital e perfeitamente combinada no roteiro!

A série se passa em uma delegacia do Brooklyn e apesar de ser série policial ela não se trata principalmente por investigação criminal (ainda que esteja presente na série em alguns momentos). O foco é sobretudo o humor e a vivência com os colegas no ambiente de trabalho. Pouco é falado da vida pessoal das personagens, o que me agrada, pois a maior parte da série se passa dentro da delegacia, deixando-nos familiarizados. Alguns dos pontos que mais gosto na série é que ela é bastante inclusiva, apesar de não ter passado despercebidas por mim algumas piadas mal intencionadas. A série é fluida, altamente viciável e muito divertida. Tomou-me gargalhadas de doer a barriga. Recomendo fortemente nessa quarentena. ★★★★★

Isso foi o que achei do primeiro episódio de "Eu Nunca"
Eu nunca

A minha irmã me obrigou a assistir e apesar de eu não confiar nem um pouco no gosto dela para séries e repudiar quase tudo o que vejo atualmente a respeito de filmes e séries adolescentes, essa série ganhou um espacinho no meu coração! Como simpatizei com a garota! Ouso em dizer que essa série surpreendeu-me em muitos aspectos e que eu gostaria que ela tivesse existido em meu tempo de adolescência e estudante escolar. A série é absolutamente engraçada, eu morri de rir em muitas das cenas! A personagem principal é uma indiana cômica, muito espontânea, bastante singular, cheia de ideias mirabolantes e desastrosas. Jamais assistiria essa série por conta própria, ela parece infantil e muito clichê a primeira vista, mas é realmente boa e vale a pena. ★★★★☆

Dezembro na Netflix: 12 séries para assistir ao longo do mês ...
O Mundo Sombrio de Sabrina

Sendo bem franca, eu não tenho paciência para a maioria dos dramas dessa série. Apenas que gosto e desgosto dela em muitas partes, assim como também concordo e discordo em outras. Assisto principalmente porque gosto da vibe Halloween que ela transmite, e isso de certa forma me prende muito (porque não conheço outras séries assim), e também porque gosto muito das tias de Sabrina. Com toda sinceridade que me recai, não recomendo essa série senão pela fotografia, mas há muitas outras séries igualmente boas em questão de fotografia que mais valem a pena serem assistidas.

Senti-me em uma montanha-russa no decorrer dos episódios, ora apreciava o rumo que a série tomava e, de repente, por uma decisão ou outra que eu não julgava agradável, já não sentia mais vontade de assistir. É cheia de reviravoltas desnecessárias, a coitada da Sabrina não tem um dia sequer de paz na sua vidinha de adolescente, mas de certo modo criei uma empatia por ela e pelo cenário de sua vida. ★★★☆☆

3.7.20

Notas dos últimos tempos

Anna Karina

1 - Fiz 21 anos no fim de maio. Um bolo feio sem glúten e comemoração à la quarentena, apenas com a minha família que mora comigo. Nada demais, exceto pelo presente de aniversário que ganhei do meu pai, que também foi a realização de um sonho que tinha desde criança: ganhar um fusca. Não vejo a hora de tirar a carteira e finalmente poder dirigi-lo. Eu nunca tive tanta vontade na vida de saber dirigir :(

2 - Estou fazendo a transição para o vegetarianismo. Em 2015 eu consegui por quase um ano manter uma dieta vegetariana. Em 2016 eu havia decidido tentar novamente (até fiz uma postagem aqui no blog contando um pouco sobre isso), mas depois disso gradualmente voltei a consumir carne. Durante esses 4 anos, sempre houve o peso na consciência ao comer carne, não teve uma vez sequer que não fiquei triste ao pensar no animal no meu prato. Era inviável para mim voltar a ser vegetariana: "Não deu certo antes, não vai dar agora. É impossível ser vegetariana em uma família de carnívoros!", eu pensava. Mas isso não é verdade, agora eu tenho muito mais maturidade e liberdade do que antes, e estou muito mais consciente e independente sobre as minhas escolhas. Estou nessa transição há uma semana e não vou me apressar. Vou deixar o meu organismo se acostumar e vou fazer as escolhas certas, até o momento em que tudo vai estar perfeitamente normalizado para mim e sem o risco de que eu falhe novamente. Eu me sinto bem fazendo essa escolha, faço por mim, pelos animais e pelo meio ambiente. E tudo bem para quem come carne e está feliz assim! Eu definitivamente não serei a vegetariana chata.

3 - Passei por um bloqueio criativo que durou mais de um mês, desencadeado por um pequeno momento depressivo que tive nessa quarentena. Não consegui produzir nada, nem mesmo peguei em um lápis para desenhar. A minha conta de arte do Instagram está parada desde maio, mas a inspiração está voltando aos poucos nesses últimos dias, assim como a vontade de desenhar e de produzir outras coisas.

4 - Finalmente criei uma conta no Pinterest!!! Realmente não consigo pensar em nenhum motivo para eu nunca ter criado antes, eu apenas não me interessava muito por essa rede social, mas desde que criei não consigo parar de acessá-la, e está me ajudando muito com a retomada da criatividade. Recomendo que criem uma conta também caso não tenham! E quem tiver me manda o nome de usuário para que eu possa seguir! ♥ :)

5 - Teve ciclone em Santa Catarina na terça-feira. Estava no meu quarto quando de repente do dia passou para a noite às quatro horas da tarde. Uma nuvem escura cobriu todo o céu, o vento chiava agudo na minha janela e a chuva caiu forte em questão de segundos. Na mesma hora, a luz acabou. Ficamos quase dois dias sem energia em casa, o freezer descongelou por completo e ficamos sem água quente para tomar banho ou aquecedor no frio da noite. 10 pessoas morreram tragicamente nesse dia, e outras pessoas ainda hoje estão sem luz por conta dos postes derrubados pelo vento e pelas trovoadas. Eu ainda estou um pouco abalada com toda essa situação. Espero que todos estejam bem nessa quarentena, que sejamos fortes!

29.4.20

Coronavírus


Eu de novo por aqui, depois de mais de mês. Cada semana que passa, sinto mais vontade e saudade de publicar aqui. O blog é, sem a menor das dúvidas, o meu espaço favorito no mundo. Essa plataforma revela muito sobre mim, e se estou sumida por aqui, é porque estou completamente perdida no mundo real. A verdade é que a quarentena bagunçou a minha rotina, a minha cabeça, e tudo o que estava em seu devido lugar agora está muito bem escondido, ou perdido, ou no meio da bagunça total que a minha vida se tornou. Esse vírus mundial e ainda mortal açoita todos os meus pensamentos positivos.

Às vezes, confesso, tenho medo de morrer, de faltar ar para mim. Eu que fui fumante por anos, que mal consigo subir dois lances de escada sem ofegar. Às vezes apenas fico pensativa quanto a morrer, afinal, é a Mãe Natureza fazendo o seu papel, há muita gente no planeta, pergunto-me se mais do que ele pode suportar. Conforto-me sobre a morte, tenho apenas 20 anos! Estou bem de saúde, tento dizer a mim mesma. Sabendo que tem gente próxima de mim que não está.

O noticiário me arrepia, não há muito que possamos fazer quanto a pandemia, mas façamos a nossa parte permanecendo em nossas casas, pois temos o privilégio de ter uma. Eu procuro me manter ocupada, mas tem dias que não há nada que me tire do tédio. Cochilos da tarde têm se tornado rotineiros, coisa que nunca imaginei antes na vida. Mas não hei de ser pessimista, estou desenhando bastante, dando chance a novas leituras, estudando latim e francês, escrevendo no meu diário e até fui presenteada com uma câmera Canon da minha mãe que estava guardada há algum tempo.

Permito-me dizer que eu não estou legal, mas aos poucos vou ficar, e a esperança de que tudo isso vai passar e que logo as coisas vão voltar ao normal é o que me move a continuar fazendo o que deve ser feito. Eu sinto muito as mortes dos entes queridos que partiram com essa doença, e lamento o atual governo que conspira contra as nossas vidas. Parabenizo todos os médicos do mundo que estão atuando contra a COVID-19, inclusive a minha mãe, que continuam trabalhando todos os dias, equipados tanto quanto soldados para nos cuidar e salvar nossas vidas, e em troca pondo em risco a deles.

Com o argumento reconfortante de que tudo vai passar, e com o pedido clichê que todos estão cansados de ouvir de "Fique em casa", encerro a minha postagem. Eu espero que vocês estejam bem, ou que fiquem bem em breve! Um grande beijo e até a próxima postagem.

20.3.20

Outono

  

Hoje é o primeiro dia de outono, espero que a nova estação traga tempos melhores para todos. Não está fácil viver em quarentena, e o frio que está por vir deveras me preocupa. Acompanhada da minha mãe e com uma tesoura em mãos, nós fomos a procura de galhos silvestres para fazer um buquê e por em um vaso com água para enfeitar a casa e deixá-la com cara da nova estação.

1.2.20

We ♥ Lana

Esses dias eu estava aleatoriamente na internet quando me deparei com o site WeIt, que há muito tempo eu já não lembrava da existência. De cara a logo do site me fez lembrar da época em que eu e minha irmã adorávamos passar tempo "heartando" (dando coração) nas fotos que a gente mais gostava.

De tanto procurar, encontrei o meu perfil antigo (@georgeacome). E, para a minha surpresa, a conta tem quase 7 anos! Eu lembro que em 2013 era muito difícil encontrar fotos diferentes ou atualizadas da Lana. Quando você jogava o nome dela no Google, sempre apareciam as mesmas fotos. Eu stalkeava muito todos os dias a procura de imagens novas para salvar na pastinha que eu tinha no computador. Aí eu conheci o WeIt e lá tinha fanarts, montagens, edições e outras fotos que eu ainda não tinha visto.

Ainda me lembro da minha foto favorita daquela época, mas também me lembro de tentar desenhá-la inúmeras vezes, até eu desistir e aceitar que não podia representar tanta beleza em uma folha de papel. 

Imagem de lana del rey, rose, and red

Essa é a postagem de hoje.
Apenas nostalgia e uma dose de amor a Laninha,
um beijo para vocês ♥

13.1.20

Uma bela faxina para 2020


Eu estou cheia de planos para 2020, dessa vez planos concretos e realizáveis. Estou sendo muito justa  (e até mesmo um pouco realista) comigo mesma em relação às minhas expectativas e as minhas metas. Assim como no ano passado, fiz uma lista de 100 coisas para fazer, mas dessa vez não tenho intenção de postá-la, pois coloquei bastante coisas pessoais, mas quem quiser se aventurar a fazer uma lista dessa para esse ano de 2020, fiquem a vontade ♥

Um dos meus planos para esse ano, que ainda não estava concretizado no papel, era fazer uma grande "faxina/limpeza" na minha vida. Coincidentemente esse é o tema da postagem coletiva desse mês do Projeto Together: escrever sobre as coisas das quais queremos nos livrar em 2020.

Uma delas são as pessoas tóxicas, não posso mais me permitir estar em um ambiente de fofocas e falsidades, onde as pessoas fingem que gostam uma das outras. Estou muito cansada, pois eu fui educada desde pequena a ser gentil com todas as pessoas, e infelizmente muitas pessoas se aproveitaram das minhas gentilezas e do meu jeito de ser. Não quero mais ser a Isa boazinha que as pessoas se sentem no direito de me tratar como querem ou falar o que querem pra mim. Não quero mais me sentir usada, também não quero pessoas interesseiras ao meu lado, somente as que gostam verdadeiramente de mim.

Quero me livrar dos pensamentos negativos, parar de dizer "eu não consigo" e me esforçar mais para conseguir ou ao menos tentar antes de dizer. Quero parar de me sentir feia, ou de dizer que eu não sou bonita, porque na verdade eu descobri que eu sou muito linda, e que eu preciso me valorizar. Tenho que acreditar mais no meu potencial, na minha inteligência, na minha arte. Preciso parar de me esconder, me mostrar mais ao mundo, eu sou uma pessoa incrível. Todos têm o seu jeitinho único, e todas nós mulheres somos linda do jeito que somos! Nós temos que nos dar valor em primeiro lugar, e nos aceitar. É um processo muito difícil, não foi fácil pra mim, mas eu estou muito feliz e orgulhosa que eu consegui.

Essa é a minha faxina, as coisas das quais quero e preciso me livrar. Sei que são coisas simples, mas também sei que não será um processo fácil, mas sinto que vai valer a pena e que as coisas já estão se encaminhando para isso. Eu espero que eu consiga eliminá-las de fato ao longo desse ano.

Um grande beijo e até a próxima postagem! ♥

9.1.20

A primeira postagem do ano está atrasada

Uma coisa que compreendi ainda quando eu era pequena é que a vida é baseada em ciclos. Eu sempre gostei de comemorá-los, sobretudo o início deles. Entretanto, hoje venho comemorar (e também me despedir com muito carinho e gratidão) o ano de 2019 que ficou para trás. Foi um ano de muitas conquistas,  momentos incríveis, aprendizado e desenvolvimento.

Ao invés de reclamar, eu agradeci. Ao invés de sofrer e me vitimizar, busquei evoluir e me tornar mais forte. Eu mudei muito em 12 meses. Quando paro para pensar, às vezes sinto que não sou a mesma pessoa, e isso me deixa um pouco confusa. Ainda não me acostumei com tantas coisas boas acontecendo comigo, nem com o gostinho de me sentir eu mesma o tempo todo. Nessa postagem aqui, eu conto um pouco mais sobre as mudanças que me ocorreram.

Em 2019 eu fiz 20 anos, superei medos e traumas, fui forte em momentos que eu pensei que não fosse conseguir. Segui em frente quando tudo deu errado pra mim. Fiz as pazes comigo, passei a gostar de passar o tempo sozinha, apreciar a minha própria companhia, me aceitar do jeitinho que sou. Fiz coisas que sempre quis fazer e não conseguia. Eu me descobri e me redescobri, eu me fiz bem, eu fiz boas escolhas e mais do que tudo sinto que estou no caminho certo.

Não exito em dizer que foi o melhor ano da minha vida, mas sinto que muitas coisas boas ainda virão nesse ano de 2020. Até o momento, estou bastante contente e esperançosa, pois espero que esse ano seja ainda melhor, para mim e também para o mundo!

Eu estou um pouquinho sumida por aqui, mas estou postando com bastante frequência os meus desenhos na minha página do Instagram: @isamateur. Confesso que pela primeira vez me sinto um pouco desapegada da blogosfera. Estou sem a mínima ideia do que vai ser o Isamateur esse ano, mas sei que farei o possível para continuar a postar aqui, é o meu cantinho mais precioso ♥

Obrigada por ler até aqui, um grande beijo e um ótimo 2020! ♥